MOÇÃO No 8/2021

Moção de Aplauso à Senhora Sabrina de Lima Oliveira dos Reis, Diretora da E.E. Profa Laurentina Lorena Corrêa da Silva, aos Vices Diretores Viviane Akemi Suzuki e Jefferson Campos Lima e aos professores Murilo Henrique Gabriel, Sandra Ferreira Munhoz Ariza, Murilo Daniel da Silva Xavier, Valquíria Rodrigues Oliveira Carlos e Juliane Caroline Alves dos Santos, pela criação do Carro Pedagógico, com o intuito de resgatar estudantes afastados das atividades dentro da modalidade híbrida.

Senhor Presidente

 

Ouvido o Douto Plenário, requeiro a Vossa Excelência constar nos anais desta Casa uma MOÇÃO DE APLAUSO à Senhora Sabrina de Lima Oliveira dos Reis, Diretora da E.E. Profª Laurentina Lorena Corrêa da Silva, aos Vices Diretores Viviane Akemi Suzuki e Jefferson Campos Lima e aos professores Murilo Henrique Gabriel, Sandra Ferreira Munhoz Ariza, Murilo Daniel da Silva Xavier, Valquíria Rodrigues Oliveira Carlos e Juliane Caroline Alves dos Santos, pela criação do Carro Pedagógico, com o intuito de resgatar estudantes afastados das atividades, dentro da modalidade híbrida.

 

JUSTIFICATIVA

O enfrentamento da exclusão escolar é um esforço coletivo, um dever social de cada cidadão, dever esse realçado para qualquer prestador de serviço público estadual da área da Educação, principalmente, para aqueles que atuam diretamente com o alunado e comunidade escolar. A pandemia global de Covid-19 demonstrou que é preciso mais do que recursos financeiros, planos e metas. A participação de todas as pessoas é indispensável, uma participação humana, solidária e empática.
Sendo assim, inspirada em experiências de escolas situadas em outras localidades, a Diretora Sabrina de Lima Oliveira dos Reis, apoiada pelos Vices Diretores: Viviane Akemi Suzuki e Jefferson Campos Lima reuniram-se com os professores: Murilo Henrique Gabriel, Sandra Ferreira Munhoz Ariza, Murilo Daniel da Silva Xavier, Valquíria Rodrigues Oliveira Carlos e Juliane Caroline Alves dos Santos para sensibilizar e expor a proposta e se possível, planejar uma ação atrelada ao programa de Busca Ativa Escolar, com o intuito de resgatar estudantes afastados das atividades, dentro da modalidade híbrida.
Como o grupo de docentes se dispusera a auxiliar, foram realizados pedidos de orientações à Supervisão Escolar e, posteriormente, solicitações de autorizações à Dirigente Regional de Ensino e ao Secretário Municipal de Segurança e Trânsito.
Mediante planejamento, orientações e deferimentos, nasceu o Carro Pedagógico, como uma alternativa criativa para construção de um canal de comunicação com os estudantes, promovendo o acesso aos conteúdos por meio de roteiro de atividades impressas e incentivo aos alunos a participarem das aulas presenciais ou mediadas por tecnologia, pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), Plataforma CAED e Google sala de aula.
Tal ação só foi possível pela atitude vanguardista e criativa da Diretora Sabrina que mobilizou toda equipe escolar para auxiliá-la neste movimento entre os bairros da Vila Gumercindo, Cruzeiro, Eldorado, Vila Nova Santa Isabel, Jardim das Acácias e Monte Negro, sempre respeitando os protocolos sanitários de combate a pandemia e perseverando na comunicação e estreitamento dos vínculos entre escola e comunidade.
O Carro Pedagógico percorreu os bairros pertencentes aos raios de distância da demanda escolar e estacionou em determinados pontos para fornecer materiais, orientações através de equipamento de som e microfones às famílias, uma vez que, em virtude da pandemia não estavam realizando reuniões presenciais.
Assim, tal ação fez crescer a participação online e presencial, proporcionando um engajamento maior dos alunos, além dos estreitamentos dos laços afetivos que favoreceram momentos de emoção alegria e respeito nas comunidades além da percepção dos alunos, que se sentiram importantes diante da atitude dos educadores.
Do exposto, resolvi apresentar a presente Moção de Aplauso, contando com a pronta aprovação, por unanimidade dos Nobres Pares.

 

Santa Isabel, 28 de julho de 2021.

JOSÉ MARTINS DE OLIVEIRA ALVES
Vereador