REQUERIMENTO No 118/2021

Solicita a possibilidade da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco instituir um Farmacêutico responsável pelas OS do Município

Senhor Prefeito

Ouvido o Plenário, requeiro ao Sr. Prefeito Municipal local informar a esta Casa a possibilidade da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco instituir um Farmacêutico responsável pelas OS do Município, pois o Remune da cidade necessita de alteração.

JUSTIFICATIVA

O grande diferencial da atuação do farmacêutico na saúde pública é a economia que ele gera para a ascendente espiral de custos da atenção à saúde no setor público. São muito bem fundamentados e ganham cada vez mais força os argumentos de que a redefinição do seu papel pode servir aos interesses tanto dos pacientes individuais quanto do público em geral.
O farmacêutico também é fundamental na organização dos serviços públicos de saúde. Sua participação é essencial a uma atenção à saúde de qualidade, que impossível de conseguir sem uma gestão eficiente dos medicamentos.
Como todo profissional da saúde, o farmacêutico é um educador em potencial. Na saúde pública, ele deve ter essa característica ainda mais acentuada, considerando a diversidade de usuários com os quais irá lidar. É importante que ele veja o paciente como o centro da atenção e leve em consideração a visão de mundo deste, a sua individualidade. Desta forma, será estabelecido um processo educativo que torne possível a adesão ao tratamento, utilizando o medicamento de maneira correta, consciente e responsável.
Ser responsável pelo desenvolvimento e supervisão de todas as políticas e práticas de utilização de medicamentos no hospital, com o objetivo de assegurar resultados clínicos satisfatórios e um risco potencial mínimo ( uso seguro e racional dos medicamentos).
Por se tratar de assunto de real interesse para esta Edilidade, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 14 de abril de 2021.

BRUNA RAFAELA MENDES TALÁCIO
Vereadora