PROJETO DE RECONHECIMENTO A CULTURA GEEK

De autoria do Vereador Osvaldo Pimenta de Almeida Júnior – PODE, o projeto de resolução nº 2, de 2 de abril de 2024 que institui a comemoração em reconhecimento da “Cultura Geek”, foi aprovada nessa terça-feira, 7.
Com a aprovação do projeto, fica instituído no âmbito da Câmara Municipal de Santa Isabel, a comemoração em reconhecimento da “Cultura Geek”, que será realizada na semana do dia 25 de maio de cada ano.
A comemoração ocorrerá em sessão solene, para a qual serão convidadas autoridades, membros de entidades representativas e demais grupos interessados no assunto.
A “Cultura Geek” abrange diversos movimentos, dentre os mais conhecidos, como por exemplo, temos o cosplay, RPG, nerds, entre outros.
O cosplay é uma forma de expressar a paixão por essa cultura, seja por meio da caracterização artística, que permite aos fãs homenagearem seus personagens favoritos demonstrando habilidades de costura, elaborando a caracterização de fantasias, além da maquiagem ou pela identificação com suas características e valores.
Dentro da arte de ser “cosplayer”, cumpre ressaltar o importante papel social realizado por essa cultura, como, por exemplo, quando realizam visitas em hospitais, caracterizados de seus personagens de filmes, séries, mangás ou quadrinhos favoritos, levando alegria a aqueles que se encontram enfermos. É um processo significativo no processo de cura das crianças, principalmente por meio do impacto emocional e psicológico positivo que proporciona.
Quando as crianças hospitalizadas têm a oportunidade de interagir com personagens fantasiados de seus filmes, séries ou quadrinhos favoritos, isso pode trazer alegria, esperança e uma sensação de normalidade em um ambiente muitas vezes estressante e assustador. Em resumo, a “Cultura Geek” oferece inúmeros benefícios para a sociedade, desde o estímulo à criatividade, aprendizado e inovação até a promoção da inclusão social e do progresso tecnológico.