ORQUESTRA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL É DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE SANTA ISABEL

A proposta partiu dos vereadores Marcos Cannor – União Brasil e Bruna do PàT – PSD, através do projeto de lei nº 27 de 9 de novembro de 2023, que foi aprovado por unanimidade na sessão extraordinária dessa terça-feira, 5.
A Orquestra Municipal de Santa Isabel teve seu início em 2012, quando o maestro Edmar Valinhos iniciou um projeto ousado em levar música clássica às crianças isabelenses.
A Orquestra teve como berço a Escola Municipal João José de Almeida Filho.
Como todo início, diversos foram os desafios a serem enfrentados, sendo apenas o maestro com seu sonho e alguns instrumentos, tudo isso movido por muita força de vontade e amor à música.
Aos 7 de julho de 2017, por meio do Decreto nº 5.592, a orquestra então foi regulamentada, recebendo o nome de “Orquestra Municipal de Santa Isabel”.
Atualmente a Orquestra atende cerca de duzentos e vinte estudantes, tanto da área urbana quanto da área rural, oferecendo aulas gratuitas de música.
Desde que surgiu, a Orquestra tem participado de inúmeros eventos, e foi premiada em todos quais participou, sendo campeã em quatro competições (Torneio Liga BB Bandas e Fanfarras Brasil em 2017 e 2022. Concurso de Bandas e Fanfarras de Santos em 2017 e Campeã Estadual na cidade de Tremembé em 2018), vice-campeã nacional (em Barra Mansa no ano de 2016), vice-campeã em outros dois eventos (Eliminatória do Estadual em Tapirai em 2015 e Campeonato Estadual em Barra Bonita em 2017) e terceira colocada no Open Brasil.