MOÇÃO Nº 9/2023  

Moção de Aplauso ao Mestre Daniel Alves de Lucena, fundador da Associação Shaolin Internacional de Artes Marciais de Santa Isabel – ASIAM

 

 

 

Senhor Presidente

 

 

Ouvido o Douto Plenário, requeiro a Vossa Excelência constar nos anais desta Casa uma Moção de Aplauso ao Senhor Daniel Alves de Lucena, fundador da Associação Shaolin Internacional de Artes Marciais de Santa Isabel – ASIAM, pelo excelente trabalho que vem realizando como atleta e como cidadão.

Requeiro-lhe, ainda, seja dada ciência do fato ao homenageado.

JUSTIFICATIVA

 

A presente Moção de Aplauso tem o propósito de prestar uma singela e merecida homenagem ao Senhor Daniel Alves de Lucena, fundador da Associação Shaolin Internacional de Artes Marciais de Santa Isabel–ASIAM.

Daniel Alves de Lucena é natural de Santa Isabel, filho de migrantes nordestinos, Pastor Antônio Vieira de Lucena e de Dona Eunice Alves de Lucena. Aqui, em nossa cidade, concluiu o Ensino Fundamental e, depois, buscou graduação na carreira humanitária da Educação Física, Fisioterapia e Serviços Sociais.

Ainda jovem, recebeu influência religiosa dos pais, isso o fez aflorar muito cedo a vocação protestante na Igreja onde o pai Antônio Lucena era pastor e pregava a palavra do Senhor, pois foi ali que Daniel aprendeu amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Partindo deste princípio religioso e humanitário, o homenageado na pós adolescência buscou a prática das artes marciais, pensando no seu bem-estar e do seu semelhante, aí percebeu que seu estado de saúde melhorou, pois adquiriu equilíbrio físico e psíquico, decidindo, assim, levar esse conhecimento aos outros, montando uma academia para a prática desse esporte.

Aprendeu, também, Boxe com o irmão mais velho, Luiz Vieira de Lucena, depois, partiu para novas artes, treinando Kung Fu, Kickboxing e Jiu-Jitsu, tornando-se professor.

Em 1992, Daniel fundou a Associação Shaolin Internacional de Artes Marciais para apoiar os praticantes dessa arte. A ASIAM já levou muitos alunos e professores para participar de campeonatos nacionais e internacionais.

De se mencionar que o Mestre Daniel Lucena é um dos maiores promotores de eventos esportivos no Brasil, e seus eventos batem recorde de participantes, recebendo, inclusive, atletas de vários países.

Daniel Lucena construiu sua carreira em Santa Isabel, e é detentor do 7o Thuen em Kung Fu, do 6o Dan em Kickboxing e do 7o Grau em Jiu-Jtsu, tendo sempre como propósito a busca da qualidade de vida, do bem-estar e da inclusão social.

De se salientar que o homenageado venceu inúmeros campeonatos das mais variadas modalidades, e, hoje, com 46 anos de artes marciais, prima, ainda, pelos princípios que enobrece a referida arte.

Não poderia deixar de relatar, também, que fizeram parte de sua caminhada os atletas Shifus Kato, Cido, Amaro, Cabral, Monge Buzzi (Kung Fu), Torrão, Paulo Zorello (Kickboxing), Dimiglio, Walbert Gomes, Rolker Gracie (Brazilian Jiu Jitsu) GM Rezende, GM Reylson Gracie, Adriano Silva (Contato Total Mundial) e Morganti (Ju Jitsu).

De se lembrar, que Daniel Lucena foi Diretor Nacional da Confederação Brasileira de Kung Fu Shaolin, Vice-Presidente da Federação Paulista de Kickboxing de São Paulo, Vice-Ppresidente Mundial da União Internacional de Artista da América e Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Artes Marciais.

Atuou, também, em nosso Município, sem deixar de lado o trabalho relacionado às artes marciais, como Secretário Municipal de Esportes, e, hoje, responde pela Pasta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Assim, não poderia deixar de apresentar a presente Moção de Aplauso ao Senhor Daniel Alves de Lucena, pelo excelente trabalho que vem realizando ao longo dos anos como atleta e como cidadão.

Do exposto, conto com a aprovação da presente Moção, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 9 de maio de 2023.

 

 

JORGE ANTÔNIO DA SILVA

(Jorginho Capoeira)

Vereador