MOÇÃO No 6/2022

Moção de Aplauso à Orquestra Municipal de Santa Isabel, conduzida pelo Maestro Edmar Valinhos

 

Senhor Presidente

 

Ouvido o Douto Plenário, requeiro a Vossa Excelência constar nos anais desta Casa uma Moção de Aplauso à Orquestra Municipal de Santa Isabel, conduzida pelo Maestro Edmar Valinhos, em reconhecimento ao relevante trabalho desenvolvido com crianças e jovens músicos, que vêm se apresentando em importantes espaços na região, engajando a cultura da nossa cidade.

JUSTIFICATIVA

A Orquestra Municipal de Santa Isabel, fundada em 2012, e regida pelo Maestro Edmar Valinhos, já foi premiada em diversos eventos, destacando-se os campeonatos estadual e nacional.
Atualmente, o projeto atende cerca de 130 crianças e adolescentes de todas as partes do nosso Município.
De se mencionar que no mês de novembro de 2021, a Orquestra se apresentou neste mesmo Auditório, no lançamento do filme– Cantos Nordestinos – valorizando a cultura e arte de tantos nordestinos que vieram para Santa Isabel e de tantas outras cidades do nosso país. O evento também ocorreu no cinema Grupo Cine, localizado na Rodovia Prefeito Joaquim Simão.
No final do mesmo ano, o grupo participou de um concerto especial na Sala São Paulo. A ação fez parte do programa Descubra a Orquestra, que é um projeto de iniciação musical para alunos e professores, com o objetivo de fortalecer e ampliar o desenvolvimento cultural.
Saliento, ainda, que último dia 6-3-2022, a Orquestra Municipal de Santa Isabel apresentou o espetáculo “Brasileiríssimo”, no palco do Auditório Cláudio Santoro, no Museu Felícia Leirner, na cidade de Campos do Jordão. O repertório reuniu canções de artistas consagrados como Rossano Galante, Francisco Mignone, Gilberto Gagliardi, Mestre Duda, Carlos Alberto Braga, Tom Jobim, Luiz Bonfá e Jorge Ben Jor.
Além das apresentações relevantes na região, a Orquestra sempre está presente nos principais eventos da cidade, além de ser pauta em programas de televisão, como Balanço Geral exibido pela TV Record.
Ressalto, ainda, toda a minha admiração aos pais que incentivam seus filhos a ingressarem nesse Universo, pois a música auxilia na concentração, memorização, raciocínio lógico, aprimora a linguagem oral, ajuda no desempenho escolar, contribui para o desenvolvimento motor, desenvolve a socialização, promove a disciplina e estimula a criatividade.
Direciono, também, meu enaltecimento ao Maestro Edmar Valinhos e à sua equipe que conduzem tão bem esse trabalho, e claro, às crianças e jovens que se dedicam e se superam diariamente para que a nossa Orquestra tenha tanto sucesso e visibilidade.
Ante o exposto, aguardo a aprovação da presente Moção à unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 7 de abril de 2022.

 

OSVALDO PIMENTA DE ALMEIDA JÚNIOR
Vereador