MOÇÃO No 6/2019

Moção de Aplauso às Lojas Maçônicas: ARLS Colunas de Santa Isabel, ARLS Harmonia Universal e ARLS Macio Domus, ARLS Dignidade e Justiça, ARLS Acácia de Arujá, ARLS Ética e Fraternidade de Arujá e ARLS Colunas da Penha São Paulo, pelo Dia do Maçom, a ser comemorado no dia 20 de agosto

Senhor Presidente

Ouvido o Plenário, requeremos a V. Exa que seja constado nos anais desta Casa uma Moção de Aplauso às Lojas Maçônicas: ARLS Colunas de Santa Isabel, ARLS Harmonia Universal, ARLS Macio Domus, ARLS Dignidade e Justiça, ARLS Acácia de Arujá, ARLS Ética e Fraternidade de Arujá e ARLS Colunas da Penha São Paulo, pelo Dia do Maçom, a ser comemorado em 20 de agosto.

JUSTIFICATIVA

A Maçonaria se consolidou ao longo de sua história como uma irmandade filosófica, filantrópica, iniciática, progressista e discreta aberta a homens de todas as religiões, onde, para fazer parte, precisa acreditar em Deus e ter uma conduta ética e honesta na comunidade em que vive, independente de raça, ideário político ou posição social.

O nome Maçom, que vem do Francês, significa Pedreiro, onde teve sua evolução na idade média, no período de Grandes Construções em pedra. Tem como filosofia a Liberdade, igualdade e fraternidade, pavimentando a democracia e, não por acaso, teve papel fundamental na Revolução Francesa.

Tem como grande objetivo uma sociedade justa e perfeita buscando a Verdade como premissa maior, alicerçando suas bases na liberdade de pensamento e expressão religiosa ou política, e contra qualquer tipo de tirania ou absolutismo, pois entende que todo homem nasce livre em ações e pensamentos.

Os três primeiros Presidentes dos Estados Unidos da América, George Washington, Thomas Jefferson e Benjamim Franklin, que articularam a independência do País, eram Maçons.

No Brasil, teve participação direta na abolição da escravatura, na Independência do Brasil e na Proclamação da República.
A Maçonaria, em nosso país, permeia sua história representada por grandes Vultos como: Dom Pedro I, Duque de Caxias, o Patrono do Exercito Brasileiro, Rui Barbosa, Floriano Peixoto, Frei Caneca, Joaquim Nabuco, Washington Luiz, Marechal Deodoro da Fonseca, Prudente de Moraes, Bento Gonçalves da Silva entre tantos outros Ilustres Maçons, que seria necessária uma imensa lista diante de suas contribuições para o desenvolvimento de nossa sociedade.

A Maçonaria, sendo uma sociedade filosófica e iniciática, tem na simbologia um importante instrumento de aperfeiçoamento moral e intelectual: o Compasso e o Esquadro representam o percurso correto que os membros devem seguir em busca da moralidade e do civismo, e a Letra G nos remete a Deus ou o Grande Arquiteto do Universo, também representado na Pirâmide com o “Olho que tudo vê”, simbolizando o Deus onipresente, onisciente e onipotente.

De se mencionar que é a sociedade fraterna que mais faz filantropia no Mundo, seguindo sempre a máxima de não saber a mão esquerda a ajuda que faz a mão direita, pois tem na discrição sua filosofia em ações e atitudes pelo bem da humanidade.

Muito das conquistas atuais no âmbito da sociedade moderna se deve a essa sublime Ordem e a nós cabe o respeito e o reconhecimento diante dos trabalhos realizados não só em nossa cidade, mas em todo o mundo.

Diante dos fatos e da importância da Maçonaria na história da humanidade, venho diante Desse Plenário propor uma Moção de Aplauso à Maçonaria, pelos relevantes serviços prestados na Sociedade, sendo hoje representada pelas Lojas Maçônicas: ARLS Harmonia Universal, ARLS Colunas de Santa Isabel, ARLS Macio Domus, ARLS Dignidade e Justiça, ARLS Acácia de Arujá, ARLS Ética e Fraternidade de Arujá e ARLS Colunas da Penha São Paulo, pelo Dia do Maçom, comemorado em 20 de agosto, e, por tudo que aqui foi dito, contamos com a aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 15 de agosto de 2019.

MÁRCIO PEREIRA PINHO
Vereador

BENEDITO GABRIEL DA SILVA
Vereador