MOÇÃO Nº 3/2023

Moção de Aplauso à Escola Técnica (ETEC) Santa Isabel pela classificação no SARESP 2022

 

 

 

Senhor Presidente

 

 

 

Ouvido o Douto Plenário, requeiro a Vossa Excelência constar nos anais desta Casa uma Moção de Aplauso à ETEC Santa Isabel, através de todos os seus colaboradores, pela classificação acima da média, no SARESP 2022, das escolas da Rede Estadual de Ensino instaladas em nosso Município, bem como das unidades do Centro Paula Souza.

Requeiro-lhe, ainda, seja dada ciência do fato aos ilustres homenageados.

 

JUSTIFICATIVA

 

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

No SARESP os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio têm seus conhecimentos avaliados por meio de questões das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação. Os resultados são utilizados para orientar as ações da pasta e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP).

A ETEC Santa Isabel é uma instituição atuante na disseminação de conhecimento e formação profissional, com o objetivo de dar, aos jovens, maiores oportunidades de aprendizado e inserção no mercado de trabalho.

Mesmo diante das dificuldades que a educação sofreu durante e após a pandemia, com o hibridismo e paralizações constantes das aulas, a unidade deste Município manteve as notas do SARESP acima da média das escolas da Rede Estadual de Ensino instaladas em nosso Município e das próprias escolas do Centro Paula Souza.

De acordo com este Vereador, o mérito é graças ao desempenho dos alunos, professores, direção, coordenação e de todos os colaboradores da unidade. A manutenção da escola como líder nos resultados acadêmicos diante de tantos desafios inesperados é louvável e, por essa razão, este Parlamentar não poderia deixar de apresentar a presente Moção de Aplauso a todos os colaboradores da ETEC Santa Isabel, que de certa forma, contribuíram para essa importante conquista.

Diante do exposto, conto com a aprovação desta proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 28 de fevereiro de 2023.

 

 

 

OSVALDO PIMENTA DE ALMEIDA JÚNIOR

Vereador