MOÇÃO No 18/2022
Moção de Aplauso ao Senhor Eder José da Silva pelo brilhante trabalho de sustentabilidade realizado em nosso Município
Senhor Presidente
Ouvido o Plenário, requeiro a Vossa Excelência constar nos anais desta Casa uma Moção de Aplauso ao Senhor Eder José da Silva pelo bri- lhante trabalho de sustentabilidade realizado em nosso Município.
JUSTIFICATIVA
Eder José da Silva, nascido no dia 7-10-1981, na cidade de São Paulo, é filho de Ademar da Silva (in memoriam) e de Glória Silva.
Casado há 15 anos, com Patrícia da Silva de Oliveira, é pai de Emanuel José de Oliveira Silva, 14 anos de idade e de Ana Laura de Oliveira Silva, 5 anos.
Eder, aos 6 anos de idade foi para Ji Paraná, no Estado de Rondônia, com seus pais, onde passou sua infância e adolescência. Sempre aju- dou seus pais no comércio local desenvolvendo, assim, aptidões de relaciona- mento.
No ano de 2005, seus pais decidiram voltar para São Paulo, precisamente para a cidade de Santa Isabel, cidade natal de sua família por mui- tas décadas.
Aos 24 anos, Eder começou uma nova jornada. Desempre- gado, viu a necessidade de ajudar na renda familiar e seguiu trabalhando em co- mércios da cidade, precisamente nas Lojas Cem e Pernambucanas.
No ano de 2014, já casado e com apenas um filho, passou a trabalhar no ramo da coleta de óleo reciclável.
Sabendo que a cidade contava com vários comércios no ra- mo alimentício, como restaurantes, lanchonetes e pastelarias, achou que seria fácil começar esse trabalho. Mesmo sabendo que algumas empresas de porte maior já atendia grande parte desse nicho de comércios, Éder seguiu confiante que também conseguiria seu espaço nesse segmento.
Após alguns dias sem respostas, Éder encontrou um casal de idosos lavando a calçada na Vila Gumercindo e perguntou a eles se naquele bair- ro tinha algum restaurante, pastelaria ou lanchonete, pois trabalhava com coleta de óleos usados. O casal respondeu que naquele bairro não tinha esse tipo de co- mércio, mas que tinha algumas garrafas de óleo em casa. Naquele momento, per- cebeu que o que ele precisava não estava nos restaurantes, mas sim nos lares.
Foi assim o começo de tudo. Eder, então, passou a ir todos os dias na parte da manhã batendo palma de casa em casa na cidade de Santa Isa- bel, recolhendo óleo de cozinha usado. Como um trabalho de formiguinha, des- pertou um trabalho de sustentabilidade na cultura do povo isabelense.
Além de conseguir fixar uma renda mensal para sua família, Eder se tornou um microempreendedor, pois seu trabalho e esforço durante esses anos com a coleta de óleo migrou para o comércio, conseguindo atender hoje cerca de 95% deles.
Eder reconhece que seu trabalho tem impactado tanto a esfe- ra ambiental, social e humanitária, já que as pessoas são encorajadas a pensar no Meio Ambiente.
Após 8 anos de trabalho sua empresa ECOIL está presente também em cidades vizinhas, trabalhando e conscientizando a população sobre a importância da reciclagem de resíduos líquidos.
Importante ressaltar também que a empresa ECOIL não só coleta óleo de cozinha dos moradores, mas também como um incentivo acaba ajudando o morador da cidade com um projeto social de que forma: a cada dois litros de óleo a ECOIL troca pelos seguintes produtos de limpeza: detergente, água sanitária, desinfetante, “Omo” líquido, alvejante, limpa alumínio, e acima de 5 litros de óleo o morador pode trocar por vassoura, rodo, esfregão para chão e limpa azulejo.
Por essas razões é que apresento a presente Moção de A- plauso ao senhor Eder José da Silva, que vem realizando um excelente trabalho de sustentabilidade em nosso Município.
Do exposto, conto com a pronta aprovação da presente pro- posição, por unanimidade dos Nobres Pares.
Santa Isabel, 7 de novembro de 2022.
OSVALDO PIMENTA DE ALMEIDA JÚNIOR
Vereador