MOÇÃO No 17/2022

Moção de Aplauso à Diretoria de Ensino da Região de Jacareí e às Escolas Estaduais em reconhecimento pelo trabalho realizado sobre as 17 ODS e Agenda 2030 da ONU

Senhor Presidente

Ouvido o Plenário, requeiro a Vossa Excelência constar nos anais desta Casa uma Moção de Aplauso à Diretoria de Ensino da Região de Jacareí e às Escolas Estaduais em reconhecimento pelo trabalho realizado sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável—17 ODS que fazem parte da chamada Agenda 2030 da ONU.

Requeiro-lhe, ainda, seja dada ciência do fato aos ilustres homenageados.

JUSTIFICATIVA

No dia 18 de novembro de 2021, ocorreu uma ação no Município de Jacareí, para a divulgação do projeto “Caminhos para a Transformação – Agenda 2030/ODS”, para todos os Municípios jurisdicionados à Diretoria de Ensino da Região de Jacareí, que compreende os Municípios de Arujá, Guararema, Igaratá, Santa Branca, Santa Isabel e Jacareí.

Neste evento, a Educação local contou com a presença de autoridades locais e das cidades de São Paulo e Francisco Morato, além de representantes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, momento em que o Excelentíssimo Senhor Isaias Santana, Prefeito Municipal de Jacareí, assinou a Lei no 6421/2021, adotando a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS como diretrizes de políticas públicas em âmbito Municipal.

O projeto “Caminhos para a Transformação – Agenda 2030/ODS” consiste em desenvolver ações, nas unidades escolares, ligadas às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fomentem o conhecimento dos alunos sobre a Agenda 2030 – que foi adotado pela Cúpula das Nações Unidas, no documento: “Transformando Nosso Mundo”, composto por 17 objetivos e suas 169 metas para países desenvolvidos e em desenvolvimento, com o propósito de erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta, de uma forma que atinja as comunidades escolares.

O projeto conta com materiais produzidos pela equipe do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Jacareí. Na primeira etapa, promoveram um mapeamento da realidade da Unidade Escolar e das comunidades do seu entorno.

Na segunda etapa foi desenvolvido um plano de ação com ações voltadas para 3 ODS em cada Unidade Escolar, no ano letivo de 2022.

Já na terceira etapa, contemplou o desenvolvimento de ações, em parceria com o CMSP (Centro de Mídias da Educação de São Paulo), com vídeos formativos e informativos voltados para professores e estudantes, contribuindo com metodologias e estratégias para a implementação.

A Diretoria de Ensino da Região de Jacareí promoverá, em onze de novembro de dois mil e vinte e dois, a Primeira Culminância do Projeto, contemplando e apresentando as ações das 54 Unidades Escolares com o segmento do Ensino Médio e incentivar as ações para a continuidade do projeto para o próximo ano letivo.

Diante do exposto, apresento a presente Moção de Aplauso à Diretoria de Ensino da Região de Jacareí e às Escolas Estaduais, que desenvolveram ações voltadas para o Desenvolvimento Sustentável em suas comunidades escolares.

Do exposto, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 3 de novembro de 2022.

OSVALDO PIMENTA DE ALMEIDA JÚNIOR