ESTUDANTES CRIAM ‘PROJETOS DE LEI’ E VISITAM SEDE DA CÂMARA DE SANTA ISABEL

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio estiveram, na manhã desta sexta-feira, 19, na Casa Legislativa isabelense a fim de conhecer o trabalho desenvolvido pelos parlamentares, bem como o funcionamento da Câmara dos Vereadores. Os alunos foram recebidos pelos Vereadores Luizão Arquiteto (PL), Osvaldo Junior (PV), Anderson cueca (PL) e Marcos Cannor (PSL), os quais fizeram questão em acompanhá-los em um tour pela sede legislativa.
A visita dos jovens faz parte de um projeto desenvolvido pelo Professor Carlos Pereira de Miranda, que leciona aulas de Sociologia e Filosofia no Colégio Arthur Ferreira. De acordo com o docente, em sala de aula, os alunos elaboraram três Projetos de Leis, os quais fazem parte do projeto educacional, o qual a escola promove – todo final do ensino médio – uma visita na Câmara Municipal.
“É uma turma bem questionadora, tivemos muitos aprendizados na parte teórica e a prática faz parte desse projeto, por isso é importante que eles saibam o que representa o Poder do Estado, o Poder do Município e agora eles criaram esses projetos de lei e estão sentindo um pouquinho este impacto na Câmara de Vereadores”, pontuou o Professor Carlos.
Os projetos criados pelos estudantes abrangem áreas distintas de importância fundamental para o desenvolvimento do Município, como o Turismo, a Saúde e Meio Ambiente, por exemplo. Os Projetos destacam a criação de um programa de conscientização que visa o descarte de lixo irregular e reciclagem, bem como a criação de um centro para atendimento de pacientes de hemodiálise no Município.
O Vereador Marcos Cannor entregou aos estudantes um folder informativo, o qual explica, em uma linguagem simples e concisa, a engrenagem da Casa de Leis.
“São importantes iniciativas como essas que, além de aproximar os adolescentes do legislativo, os tornam mais conscientes de seus direitos e politizados”, avalia o vereador Cannor.
O Vereador Luizão Arquiteto explicou como funcionam os trâmites para confeccionar um Projeto de Lei até que o texto entre para a votação.
“Os temas são excelentes e de extrema importância, mas sempre temos que pensar em um todo, ou seja, qual o impacto orçamentário que trará ao Município, além de outras questões”, disse aos estudantes.
Luizão agradeceu a visita dos estudantes.