BRUNA LEVANTA QUESTÕES AMBIENTAIS EM PLENÁRIO LEGISLATIVO

Em requerimento, a Vereadora Bruna do PAT (PSD), solicitou informação do valor das compensações ambientais realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário. O texto foi aprovado de forma unânime nesta terça-feira, 6.
A vereadora considerou a compensação ambiental instituída na forma do art. 36 da Lei
Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000, regulamentada pelos arts. 31 a 34 do Decreto Federal nº 4.340, de 22 de agosto de 2002.
Para a legisladora, é um importante instrumento para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O mecanismo de compensação ambiental não tem por objetivo compensar impactos do empreendimento que a originou, mas sim compensar a sociedade e o meio ambiente como um todo, pelo uso autorizado de recursos naturais por empreendimento de significativo impacto ambiental.
“A compensação ambiental consiste na obrigação de apoiar a implantação ou a manutenção de Unidades de Conservação do Grupo de Proteção Integral ou, no caso de ser afetada ou em virtude do interesse público, também daquelas do Grupo de Uso Sustentável, sendo que neste último caso, a Unidade de Conservação beneficiária deve ser de posse e domínio públicos”, concluiu.