APROVADO PROJETO DE LEI QUE HOMENAGEIA MIGUEL LEOPOLDO VENANCIO

De autoria do vereador Zé da Mula (Podemos), o projeto de lei nº 1, de 28 de fevereiro de 2024, que dá denominação de “Miguel Leopoldo Venancio” ao largo localizado na confluência das ruas João Pio Ferraz, Amadeu Peroni, José Moreno Mostazo, Washington Luis, Idactor Ferreira da Costa e Augusto Corrêa Leite, no Loteamento Vila Guilherme, foi aprovado na noite dessa terça-feira, 9.

Isabelense de coração, Miguel Leopoldo Venancio é o 5º entre os filhos de Joaquim Leopoldo Venancio e Benedita Neves Venancio. Nascido em 24 de maio de 1941, no Município de Gonçalves (MG), aprendeu logo cedo os valores da honestidade e do trabalho no campo. Produtor rural, ajudava o pai nos afazeres cotidianos para manejo do gado e da lavoura.

Foto: Homenageado Miguel Leopoldo Venancio

Ainda em Gonçalves, casou-se com Luzia Ribeiro Venancio, filha de Luiz Quirino da Costa e Geralda Ribeiro da Costa.

Casados, tiveram 10 filhos e, com muita dedicação, percorreram o caminho das perdas e das conquistas. Para manter a família, decidiram migrar do Município de Gonçalves para Santa Isabel, “Paraíso da Grande São Paulo”.

Em Santa Isabel, na iniciativa privada, trabalhou na empresa têxtil Karibê, na Paramont e, logo depois, na Prometal. Foi servidor de carreira na Prefeitura Municipal de Santa Isabel, seguindo no Departamento de Saneamento Básico até sua aposentadoria.

Entusiasta da ciência, sempre apontou sua preocupação com as políticas públicas para saúde, educação e meio ambiente. Assim, com sua principal preocupação em relação ao Meio Ambiente, deixou a seguinte frase: “Precisamos cuidar do nosso Planeta. Precisamos produzir mais água, pois o que estão fazendo está errado, nada aqui é nosso”.

Nos últimos tempos de sua vida, após complicações no sistema respiratório, Miguel expressava sempre muita gratidão aos profissionais da saúde. Miguel deixou esposa, filhos, amigos, netos e bisnetos.