Quais são os dias que acontecem as Sessões Ordinárias?
R. As Sessões Ordinárias acontecem nas três primeiras terças-feiras do mês, a partir das 18h30. Existem também as Sessões Extraordinárias, que acontecem quando os vereadores precisam votar em algum Projeto com caráter de urgência. Elas são agendadas conforte determinação do Presidente, sem data específica.
Por que a Câmara de Santa Isabel é composta por quinze vereadores?
Como funciona a votação para Presidência da Casa?
Qual o horário de funcionamento da Casa?
R. A Câmara Municipal de Santa Isabel funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18 h.
Quando acontece o Recesso Parlamentar?
R. O Recesso Parlamentar é o período de interrupção das Sessões Ordinárias, no entanto, a Secretaria da Casa, assim como os demais funcionários e vereadores trabalham normalmente. Este recesso acontece em dois períodos do ano, nos meses de janeiro e julho.
Como é elaborada a Pauta (Ordem do Dia)?
R. Os vereadores apresentam suas proposições (Requerimentos, Indicações, Moções, Projetos de leis) para que a Secretaria da Casa formule a Ordem do Dia, também conhecida por Pauta. Os edis têm até a quarta-feira que antecede a próxima Sessão, para apresentar os documentos.
Como falar com algum vereador?
R. Através de um dos telefones da Casa, a telefonista transferirá para o vereador em questão, em caso de ausência, o Chefe de Gabinete do parlamentar fará o contato. Outra opção é pelo e-mail do vereador, disponibilizado no box do seu perfil, no Site da Câmara.
O que é uma Legislatura? E quando ela se inicia?
A população pode participar das Sessões Ordinárias?
R. Sim, a população pode e deve participar das ações do Legislativo. As Sessões Ordinárias e Extraordinárias são abertas para a população, além disso são filmadas e disponibilizadas ao vivo através do site: http://www.camarasantaisabel.sp.gov.br/.