APROVADO PROJETO QUE PROÍBE FOGOS DE ARTIFÍCIO SONOROS EM SANTA ISABEL

A Câmara de Santa Isabel aprovou por unanimidade um projeto de lei que proíbe a comercialização e soltura de fogos de artifícios sonoros na cidade. A proposta foi debatida em sessão extraordinária desta terça-feira, 24, O documento seguiu para ser sancionado pela prefeita Fábia Porto.
A iniciativa partiu da vereadora Bruna do Pat, que contou que se baseou em pedidos feitos por moradores por uma solução para os danos causados pelos fogos de artifício. O som dos foguetes causa transtornos a crianças com espectro autista e ainda a animais, em especiais cachorros, além de poder alterar o rumo de aves, como as garças. “Reestruturando comportamentos, cultura de se fazer barulhos em todas as circunstâncias. Isso tem prejudicado em especial as crianças que têm a síndrome do espectro autista, além de animais”, justificou.
O projeto proíbe a utilização e soltura de fogos de artifício com estampidos, ou seja, que emitem sons, e também a venda de materiais desse tipo em Santa Isabel. Os fogos de artifício luminosos, que não fazem barulho, poderão ser comercializados normalmente no Município.
“Num segundo momento, várias cuidadoras de animais e pessoas que trabalham nesse segmento de proteção aos animais me pediram. A gente sabe que cachorros sofrem muito, os pássaros morrem, enfim. Outra motivação foi pelos idosos. Ouvindo o clamor dessas pessoas, eu apresentei este projeto”, concluiu.