“VEREADORES MIRINS” ENCERRAM 1ª EDIÇÃO DO PARLAMENTO JOVEM

No encerramento do Parlamento Jovem, edição de 2024, nesta quinta-feira, 16, os estudantes que participam do programa realizaram nova sessão plenária simulada sendo acompanhados pelos autores do Projeto: o vereador Osvaldo Junior (Podemos) e Anderson Cueca (PP), além do Presidente da Casa de Leis, Van do Negavan (PRD).
A aluna Rafaela Ribeiro de Souza, da escola Major Guilhermino Mendes de Andrade, eleita presidente da Câmara Municipal de Santa Isabel, deu início a sessão, apresentando os projetos. Todos aprovados em sessão legislativa.
Por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei nº 1, de 2 de maio, dos Vereadores Mirins Rafaela, Yasmin, Ana Carolina, Pedro Felipe e Luana, dispondo sobre Saúde e Lazer como conscientização para as escolas.
Ainda em sessão, legislativa, os vereadores mirins aprovaram o Projeto de Lei nº 2, de autoria dos Vereadores Mirins Matheus, João Vitor, Henry Gabriel, Maria Clara e Isabelle, estabelecendo o dia da Homenagem do Vereador Mirim.
Da mesma forma, os parlamentares mirins aprovaram o Projeto de Lei nº 3, assinado pelos Vereadores Mirins Miguel, Maria Eduarda, Dominique, Lucas Manoel e Matheus de Souza, dispondo sobre a edificação de um Jardim Botânico de Santa Isabel e reforma do Viveiro de Mudas juntamente com apresentações culturais.
Os projetos tiveram parecer favorável da “assessoria jurídica e das Comissões de Justiça e Redação, de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e de Saúde, Assistência Social e Atividades Privadas”.
O vereador Osvaldo Junior, que fez questão em acompanhar a rotina dos alunos na estreia do programa na Câmara isabelense, lembrou que preparar os jovens para o exercício da cidadania é o objetivo maior do processo educativo, quando é possível compreender a cidadania em seu sentido mais amplo.
“Parabenizo a Mesa Diretora e cada um dos jovens vereadores. O primeiro projeto de saúde e lazer é uma descentralização dos serviços de saúde para bairros afastados da cidade, no sentido de ter um meio de locomoção que levasse vacinas, palestras, informações para esses bairros, que muitas vezes podem não receber o acesso a informação que a região centra tem e também levar a questão da educação e primeiros socorros e a conscientização do esporte como prevenção de saúde. São propostas muito inteligentes e importantes”, disse o vereador.
O segundo projeto foi defendido de forma muito inteligente pelos vereadores mirins que tem por objetivo tornar os jovens protagonistas na vida cidadã , com o Dia do Vereador Mirim.
O terceiro projeto sobre a proposta de implantação de um Jardim Botânico, visando melhor qualidade de vida aos cidadãos e preservando o meio ambiente.