REQUERIMENTO Nº 19/2024

Solicita informação sobre a possibilidade de se adquirir uma máquina trituradora de entulho

Senhor Presidente,

Ouvido o Plenário, requeiro ao Senhor Prefeito Municipal local informar a esta Casa se há estudos quanto à possibilidade de se adquirir uma máquina trituradora de entulhos.

JUSTIFICATIVA

O nosso Município não tem locais apropriados para o despejo de materiais reutilizados ou reaprovetáveis, tais como, sobra de obras (portas, janelas, ferro, madeiras, material de construção).

Em recentes estudos apontam que a quantidade de entulho gerado pela construção civil chega a representar 50% do lixo domiciliar dos municípios brasileiros.

Dessa forma o descarte irregular destes materiais acaba provocando sérios problemas ambientais, uma vez que grande parte dos resíduos é depositada de forma irregular.

Diante deste fato, com a aquisição do referido maquinário além de se dar a destinação necessária ao material, transformando-o em brita que será aproveitada pela Prefeitura para recuperação de estradas rurais, ruas, guias e sarjetas da cidade.

Apesar de o Munícipio fazer parte do CONDEMAT, e a mesma contar com uma Usina Móvel de Tratamento de Resíduos da Construção Civil, é de suma importância a aquisição do referido maquinário, mesmo que de pequeno porte, para atender as demandas diárias da municipalidade.

Assim, a aquisição do referido equipamento é de suma importância, além de o Município estar colaborando com a preservação do meio ambiente, ele terá uma redução significativa no custo das obras por ele realizado.

Isto posto, por se tratar de assunto de relevante interesse para a nossa população, conto com a pronta aprovação desta proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 31 de janeiro de 2024

LUIZ CARLOS ALVES DIAS