REQUERIMENTO Nº 202/2023

Solicita a realização de estudos/projetos para implantação unidades de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Senhor Presidente,

Ouvido o Plenário, requeiro ao Senhor Prefeito Municipal local prestar a esta Casa informações sobre a realização de estudos/projetos para implantação de mais duas unidades de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

JUSTIFICATIVA

O pedido se faz necessário, diante das recorrentes falhas na prestação do serviço prestado pelo SAMU.

A atual situação vem gerando desconforto nos munícipes, que quando acionam o SAMU, muitas vezes esperam mais de 40 (quarenta) minutos por  atendimento.

O objetivo do SAMU é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras) que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.

De se mencionar que são recorrentes os casos, tais como o acidente na Avenida República em que o vitimado aguardou por mais de 40 minutos o atendimento, assim como o vitimado na Avenida Presidente Vargas, fatos estes que não podem ocorrer.

Assim, a implantação de mais duas estruturas operacionais, com novas ambulâncias suprirá, em um primeiro momento, a demanda municipal e, certamente, reduzirá o tempo de espera nas emergências.

Solicito, por fim, que a Prefeitura Municipal proceda com a conscientização da população no tocante a importância do SAMU, em quais casos o mesmo deve ser acionado, através de campanhas publicitárias nas dependências das unidades de saúde e treinamentos dos Agentes Comunitários de Saúde.

Por se tratar de assunto de relevante interesse para esta Edilidade e para a nossa população, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 27 de setembro de 2023

FRANCISCO PEREIRA DE MELO