REQUERIMENTO Nº 129/2023

Solicita informação sobre a possibilidade de se realizar estudos no sentido de aderir e executar soluções como geomantas e tratamento iônico para solos em encostas, nas regiões de alto risco do nosso Município

Senhor Presidente

Ouvido o Plenário, requeiro ao Senhor Prefeito Municipal local informar a esta Casa sobre a possibilidade de se realizar estudos no sentido de aderir e executar soluções como geomantas e tratamento iônico para solos em encostas, nas regiões de alto risco do nosso Município.

JUSTIFICATIVA

Geomanta é um eficaz sistema permeável de estrutura tridimensional ou bidimensional, utilizada no revestimento de superfícies e proteção do solo contra intempéries em áreas sujeitas à erosão.

Para proteção e estabilização superficial de solos, a geomanta aumenta a proteção do solo contra a erosão superficial hídrica e a incorporação de vegetação melhor os resultados em todos os tipos de tratamentos.

Na prática, a Geomanta dissipa a água da chuva que cai sobre o talude, impedindo que partículas do solo superficial se soltem, iniciando o processo erosivo. Protegem, também, o talude contra a erosão eólica e, além disso, atenua o efeito do sol, mantendo a umidade do solo durante a germinação das sementes plantadas.

Fabricada geralmente a partir do polietileno, a Geomanta possui propriedades que resistem bem às velocidades de escoamento das águas de chuva. Por isso, pode ser usada, ou não, junto à vegetação.

Do exposto, e por se tratar de assunto de relevante interesse para esta Edilidade, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 13 de junho de 2023.

OSVALDO PIMENTA DE ALMEIDA JÚNIOR