CHICO DO MERCADO QUER ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO SAMU 192

O vereador do PL solicitou em requerimento ao Executivo a realização de estudos/projetos para implantação unidades de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
O pedido foi justificado em razão das recorrentes falhas na prestação do serviço prestado pelo SAMU. A atual situação vem gerando desconforto aos munícipes, que quando acionam o SAMU, muitas vezes esperam mais de 40 (quarenta) minutos por atendimento.
O objetivo do SAMU é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras) que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.
A implantação de mais duas estruturas operacionais, com novas ambulâncias suprirá, em um primeiro momento, a demanda municipal e, certamente, reduzirá o tempo de espera nas emergências.
O parlamentar solicitou também que a Prefeitura Municipal proceda com a conscientização da população no tocante a importância do SAMU, em quais casos o serviço deve ser acionado, através de campanhas publicitárias nas dependências das unidades de saúde e treinamentos dos Agentes Comunitários de Saúde.
“Infelizmente, tem sido recorrente os casos, como o acidente na Avenida República em que o vitimado aguardou por mais de 40 minutos o atendimento, assim como o vitimado na Avenida Presidente Vargas, fatos que não podem acontecer. ”, enfatizou Chico.