VEREADORA REQUER PROJETO QUE INSTITUI O ‘CENSO DE INCLUSÃO’ NO MUNICÍPIO

A vereadora Regina Protetora (podemos) solicitou a possibilidade de a Administração Pública Municipal instituir um censo de inclusão no Município isabelense, de tal forma que propicie a identificação do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, bem como de pessoas com transtorno do espectro autista.
O texto foi lido e aprovado por unanimidade dos votos nesta terça-feira, 3, em sessão ordinária.
A autora do Requerimento salienta que para avançarmos com a inclusão das pessoas com necessidades especiais, em um primeiro momento é necessário que se faça um censo específico para se identificar as famílias que possuem membros com esses desvios psicológicos.
O objetivo do censo, segundo a parlamentar, é identificar o perfil socioeconômico dessa parcela da população. A proposta foi pensada a partir de diálogos com grupos ao longo dos anos, principalmente com cidades vizinhas que já adotaram a Política Pública para as pessoas supracitadas.
“A primeira fase para formulação de políticas públicas é o diagnóstico. A partir desse nosso interesse, percebemos que a ausência de dados dificulta muito o trabalho de avaliação das iniciativas existentes e dos aperfeiçoamentos necessários’, concluiu.