CÂMARA APROVA MOÇÃO DE APELO CONTRA PEDÁGIO NA REGIÃO

Contra a instalação de uma praça de pedágio na Rodovia Mogi-Dutra, acesso que liga a cidade de Mogi das Cruzes à Arujá, a Vereadora Bruna PÀti (PSD), apresentou, nesta terça-feira, 1º de agosto, uma moção de apelo endereçada à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
A medida, que visa aumentar a arrecadação para melhorias nas estradas, tem gerado debates acalorados entre a população e as autoridades responsáveis.
Desde o anúncio da implantação do pedágio na rodovia, moradores argumentam sobre os impactos negativos para a economia local, dificultando o acesso a serviços essenciais e encarecendo o transporte de mercadorias.
Além disso, a discussão em torno do pedágio tem despertado debates acalorados nas redes sociais, com opiniões divergentes sobre os impactos econômicos e sociais da medida.
A vereadora considerou, que no Brasil, ao todo, são 58 concessionárias que cuidam de 19.031 km de rodovias. Atualmente no Estado de São Paulo existem cerca de 13 concessionárias que mantém as rodovias paulistas entre privadas e federais. Então, essas concessionárias juntas administram cerca de 180 praças de pedágios. No Brasil existem cerca de 376 praças de pedágio e quase metade estão no Estado de São Paulo.
“As tarifas de pedágio impõem serias barreiras aos municípios e acabam travando o desenvolvimento econômico, social e cultural de uma cidade para a outra, já que o trajeto entre uma cidade e outra é parte considerável do desenvolvimento dos municípios”, reforçou.
A moção foi aprovada por unanimidade dos votos.