PARLAMENTAR QUER IMPLANTAÇÃO DE UNIDADE DE SAÚDE

Vereador Anderson Cueca (PL), solicitou, por meio de requerimento, informações sobre a realização de estudo sobre a viabilidade de implantação de uma unidade de saúde (ESF ou PACS), para atender os Bairros Cafundó, Canta Galo, Km 55, Astro Verde e adjacências, no prédio da antiga EMEB João Antônio Mineiro.
“Já havia apresentado requerimento, em agosto de 2021, pedindo a realização de estudo sobre a implantação de unidade de saúde para atendimento nos bairros mencionados. Em resposta assinada pela Diretora de Assistência à Saúde, Sra. Célia Brito Garcia, a mesma informou que tal população é atendida no PACS Jaguari; porém, admitiu a dificuldade de acesso, tendo em vista se tratar de área rural e os horários de ônibus insuficientes, e, ao final, informou que estariam estudando a possibilidade da referida implantação”, lembrou.
O legislador considerou ainda, o Decreto nº 6.840, de 16 de janeiro de 2023, paralisou, temporariamente, a Unidade Escolar Municipal de Ensino Básico, EMEB João Antônio Mineiro.
“Por essa razão, volto com o pedido de estudo de viabilidade de implantação, agora com a sugestão de utilizar o espaço da unidade escolar desativada, ainda que temporariamente, pois referido estudo pode abranger, também, qual melhor ferramenta pública (escola ou unidade de saúde), atendem melhor o bairro”, concluiu.
O texto teve aprovação unânime do Plenário Legislativo.