MOÇÃO No 13/2019

Moção de Aplauso à Orquestra Municipal de Santa Isabel e ao Projeto “Orquestrando Sonhos nas Escolas”, pelo belíssimo trabalho desenvolvido com crianças e jovens isabelenses através da Arte da Música

Senhor Presidente

Ouvido o Plenário, requeiro a V. Exa constar nos anais desta Casa uma Moção de Aplauso à Orquestra Municipal de Santa Isabel e ao Projeto “Orquestrando Sonhos nas Escolas”, pelo belíssimo trabalho desenvolvido com crianças e jovens isabelenses através da Arte da Música.

JUSTIFICATIVA

Tudo começou em março de 2012, quando a banda era vinculada a um projeto pedagógico da EMEF João José de Almeida Filho.
No dia 09 de julho de 2017, por meio de Decreto, assinado pela Prefeita Fábia da Silva Porto, a corporação se tornou oficialmente “Orquestra Municipal de Santa Isabel”.
Atualmente, a Prefeitura mantém diversos pólos da Orquestra que, com o Projeto “Orquestrando Sonhos nas Escolas”, atende toda Rede Municipal de Ensino.
A iniciativa permite que cada criança tenha aulas de Musicalização, desde a inserção na unidade de ensino, aprendendo noções musicais e leitura de partituras.
Com o apoio e dedicação dos professores, os alunos entendem a expressividade da música clássica e, após as aulas, escolhem o instrumento que irão tocar.
Conforme a evolução na musicalidade, eles passam a integrar à corporação.
Em 2017, a Orquestra Municipal de Santa Isabel, foi premiada em todos os eventos que participou, sendo campeã em quatro competições, vice-campeã em duas e terceira colocada no Open Brasil.
Além disso, foram conquistados diversos outros prêmios em categorias específicas, como melhor baliza, corpo coreográfico e regente.

Em 2018, a Orquestra Municipal de Santa Isabel, conquistou o titulo de Campeã na categoria Banda Marcial Infanto-Juvenil no 18o CONFAFRAMO de Francisco Morato e Campeã no CONFABAN de Atibaia. Também se sagrou campeã Estadual na Cidade de Tremembé.
Em 2019, a Orquestra foi Campeã no 1o CONFABAN de São Luiz do Paraitinga, Campeã no X CONFABAN de Nazaré Paulista, Campeã no IX CONFABAN de Itaquera, Campeã no 30o CONFABAN de Caieiras, na categoria Infanto-Juvenil e Sênior, Vice-Campeã Estadual na Cidade de Quatá-SP e Campeã Infanti e Campeã Juvenil na cidade de Joanópolis.
De se salientar que, além das 130 crianças e adolescentes que já fazem parte da Orquestra Municipal, mais 3.200 crianças são atendidas pelo projeto “Orquestrando Sonhos nas Escolas”, sendo lideradas pelo Maestro Edmar Valinhos.
O referido projeto isabelense tem sido movido pelo amor de pessoas que acreditam que a música tem o poder de transformação na vida de crianças e adolescentes, e, com muita garra, essa grande família busca chegar cada vez mais longe, representando grandemente o nome de Santa Isabel.
Do exposto, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.
Santa Isabel, 25 de novembro de 2019.

PATRÍCIA APARECIDA DE OLIVEIRA SIMÃO
Vereadora