LEGISLATIVO DEBATE IMPLANTAÇÃO DE AGENDA 2030 PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Quem abordou o tema foi o Vereador Marquinhos da Pelican, que solicitou através de requerimento, informações quanto à integração das ações dos governos Federal e Estadual, pelo Município de Santa Isabel, na implantação da agenda. A Agenda 2030 torna-se, uma poderosa ferramenta de planejamento, monitoramento e avaliação, também em âmbito local que contribui para influenciar decisões que serão determinantes, tanto para os resultados da gestão que se inicia como para as futuras gerações do Município.
“Apesar de ser uma agenda global, tratam de temas que são cruciais para os Municípios, constituindo ferramenta que já começou a ser implementada por governos municipais, estaduais e nacionais, organizações diversas, universidades, empresas, bancos, entre outros”, lembrou o parlamentar.
Os municípios têm papel central para o sucesso dessa agenda, pois para que os ODS sejam disseminados e alcançados, é preciso que os gestores municipais incluam tais objetivos em suas políticas e projetos, promovam a integração e a sustentabilidade das iniciativas, atuem a partir de acordos com outros agentes territoriais. A sociedade civil e o setor privado também são atores-chave, devendo estar envolvidos nesse processo.