CÂMARA APROVA PROJETO QUE INSTITUI A SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A Educação Financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.
Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira. E todos saem ganhando, já que o cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.
A Semana de Conscientização sobre Educação Financeira em Santa Isabel, tem o intuito passar conceitos básicos de educação financeira para as crianças da rede infantil e jovens do ensino fundamental municipal, proporcionando uma base mínima sobre gestão, planos e metas de investimento.
O Projeto de lei no 10, de 29 de março de 2022, de autoria do Vereador Osvaldo Pimenta de Almeida Júnior (PV), que institui, no âmbito do Municipal, a Semana de Conscientização sobre Educação Financeira nas escolas de Ensino Infantil e Fundamental da rede pública municipal foi aprovado por unanimidade, na noite dessa terça-feira, 17.
Conforme o texto do PL, para a execução da Semana de Conscientização sobre Educação Financeira poderão ser promovidas palestras sobre educação financeira, ministradas por professores da rede pública municipal de ensino e palestrantes convidados. A Semana ora instituída passará a integrar o Calendário Oficial do Município de Santa Isabel. As despesas com a execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias da Secretaria Municipal de Educação, consignadas no orçamento vigente, suplementadas, se necessário.