VEREADOR REQUER ESTUDOS PARA PROTEÇÃO DE ÁREAS DE RISCO E UTILIZAÇÃO DE ADITIVOS PARA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS

Pautas foram propostas pelo vereador Osvaldo Junior (PV), que apresentou, nesta terça-feira, 20, dois requerimentos, solicitando da prefeitura estudos para aderir e executar ações em prol das estradas vicinais, bem como para a proteção de áreas de riscos. Os textos foram aprovados por unanimidade dos votos.
Em ação preventiva, com o objetivo de evitar acidentes, o parlamentar solicitou informações do Poder Executivo, a fim de aderir e executar soluções como a geomanta e tratamento iônico para solos em encostas, nas regiões de alto risco da cidade.

Em justificativa, Osvaldo Junior falou sobre a eficácia do sistema, utilizado no revestimento de superfícies e proteção do solo contra intempéries em áreas sujeitas à erosão.
A ideia, segundo o legislador, é proteger essas áreas de risco e garantir a estabilização superficial de solos. “Na prática, a Geomanta dissipa a água da chuva que cai sobre o talude, impedindo que partículas do solo superficial se soltem, iniciando o processo erosivo. Protegem, também, o talude contra a erosão eólica e, além disso, atenua o efeito do sol, mantendo a umidade do solo durante a germinação das sementes plantadas”, explicou.
Em outro requerimento, Osvaldo Junior cobra da municipalidade, informação sobre a possibilidade de realizar estudos para a utilização do produto aditivo permutador iônico de solo – APIS, para recuperação de estradas vicinais/rurais não pavimentadas.
O parlamentar explicou que o Aditivo Permutador Iônico de Solos (APIS) é um estabilizador de solo liquido, desenvolvido na Alemanha na década de 60, tornando-se rapidamente uma referência nesta área, dado à confiabilidade e alta performance no tratamento das camadas de base.
“O objetivo do APIS é aprimorar a capacidade do solo através de benefícios em diversos parâmetros, além de garantir o ambiente limpo, especialmente os lençóis freáticos, tanto ao adicionar o APIS ao solo, como, também, na construção da camada de acabamento”, reforçou.