Em requerimento apresentado nessa terça-feira, 4, o vereador Zé da Mula (Podemos), solicitou a prefeitura informar se a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agropecuário vem realizando vistoria técnica junto à empresa Pelican Têxtil.
O vereador questiona sobre as condições e procedimentos adotados pela empresa no tratamento de seus efluentes, vez que há risco de contaminação dos recursos hídricos locais, especialmente rios e lençóis freáticos.
A empresa Pelican Têxtil atua no segmento de fabricação de tecidos, atividade que envolve a utilização de grandes quantidades de produtos químicos, para dar maciez aos tecidos. Estes produtos, quando não devidamente tratados, podem gerar efluentes altamente contaminantes, oferecendo riscos significativos ao meio ambiente, especialmente às águas superficiais e subterrâneas da região. A preocupação ambiental com o descarte de efluentes industriais é amplamente reconhecida, sendo indispensável que as indústrias de tingimento adotem procedimentos adequados de tratamento e descarte de seus resíduos líquidos. Além disso, considerando que a empresa em questão apresenta um elevado potencial poluidor, é fundamental assegurar que as normas ambientais e os padrões de lançamento de efluentes estejam sendo devidamente cumpridos.
O requerimento foi aprovado.