Iniciativa busca promover o bem-estar emocional das mães, fortalecer o vínculo materno-infantil e incentivar o aleitamento materno com atendimento humanizado
Santa Isabel poderá, em breve, contar com uma nova política pública voltada à saúde da mulher e à primeira infância. A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira, 3, um requerimento que solicita estudo a viabilidade de implantar um projeto inspirado no “Casulo”, bem-sucedida iniciativa desenvolvida em São José dos Campos, que oferece escuta ativa, acolhimento e orientação para mães lactantes.
O objetivo é criar um espaço seguro e acolhedor, onde mulheres em fase de amamentação possam compartilhar experiências, receber apoio psicológico e informações sobre o aleitamento materno, além de cuidados com a própria saúde física e emocional.
O modelo do “Casulo” se destaca justamente por adotar uma abordagem humanizada e integral. Lá, as mães contam com o suporte de psicólogos, enfermeiros, consultores em amamentação e assistentes sociais. O espaço também oferece rodas de conversa, oficinas e atendimentos individualizados, o que tem contribuído para a prevenção da depressão pós-parto e o aumento das taxas de aleitamento materno exclusivo.
A proposta é de autoria dos vereadores Osvaldo Junior (Podemos), Maria Telma (União Brasil) e Bruna Pati (União Brasil).