logo-camusi
Data da Publicação:

CÂMARA PROMOVE DIÁLOGO COM ELEKTRO SOBRE PODAS PREVENTIVAS E QUALIDADE DO SERVIÇO DE ENERGIA

Parlamentares participaram de uma reunião com representantes da concessionária Neoenergia Elektro, na manhã desta quarta-feira, 2. O encontro teve como pauta central as podas preventivas, os frequentes problemas no fornecimento de energia elétrica em diversos bairros da cidade, além da situação precária de postes em diversos bairros da cidade.
Na ocasião, o vereador Osvaldo Júnior, relatou uma reclamação de um morador do bairro Pouso Alegre, onde vêm ocorrendo quedas de energia mesmo em dias sem chuva ou ventania. Segundo ele, galhos tocando a fiação podem estar provocando as interrupções. “A comunicação com a Elektro é muito importante. Precisamos disso que é base para a gente pedir providências e dar o retorno para a população”, afirmou o parlamentar.
A vereadora Bruna Pati destacou um caso no bairro Novo Éden, onde a rede elétrica passa pelo meio de uma árvore, o que representa risco à segurança dos moradores. Ela questionou se a concessionária conta com equipe suficiente para executar as podas preventivas.
Já o vereador Jairo Furini apontou a necessidade de maior clareza quanto às responsabilidades da prefeitura e da Elektro na manutenção da rede elétrica e vegetação urbana.
O representante da Elektro explicou que a concessionária possui um plano de manutenção preventiva, mas reforçou que é essencial o trabalho conjunto com o poder público. “Se alguém nos liga para cortar uma árvore ou relatar falta de energia, é necessário primeiro procurar a prefeitura. A Secretaria de Meio Ambiente faz a vistoria, e, se constatar que a árvore está interferindo na rede, envia um relatório e fotos para nós tomarmos providências”, explicou. Segundo ele, 60% das ocorrências atendidas pela Elektro têm relação com árvores.
Outro ponto discutido foi a fiação aérea, considerada por muitos vereadores como poluição visual e fator de insegurança, conforme lembrou a Vereadora Maria Telma. Casos de postes prestes a cair também foram relatados. Em resposta, os representantes da Elektro afirmaram que a instalação de fiação subterrânea é uma alternativa mais segura e estética, mas o custo elevado ainda inviabiliza a adoção desse sistema em larga escala na cidade.
A concessionária também destacou que, após a realização das podas, os resíduos gerados são de responsabilidade da prefeitura, que entra com a limpeza, em parceria com a empresa.
Um próximo encontro está previsto para acontecer em agosto, desta vez com a participação do Poder Executivo. A iniciativa visa debater as demandas e colocar em prática soluções mais ágeis e eficazes.

Últimas Notícias

Ir para o conteúdo