VEREADORA BRUNA PROPÕE TRANSFERIR ESF DO OURO FINO

A ideia é mudar de local a Estratégia Saúde da Família – ESF, que atende a população do Bairro Ouro Fino, em Santa Isabel. A proposta, segundo a vereadora, é abranger um número maior de moradores. O requerimento apresentado em sessão ordinária, nesta terça-feira, 16, foi aprovado pelos demais Pares.
“A infraestrutura de uma UBS deve estar adequada ao quantitativo de população adstrita e suas especificidades, bem como aos processos de trabalho das equipes e à atenção à saúde dos usuários. Os parâmetros de estrutura devem, portanto, levar em consideração a densidade demográfica, a composição, atuação e os tipos de equipes, perfil da população, e as ações e serviços de saúde a serem realizados”, salientou.
Em sua justificativa, a parlamentar reforçou as necessidades na implantação de uma Unidade de Saúde nas comunidades, salientando o espaço físico (arquitetônico), entendido como lugar social, profissional e de relações interpessoais, que deve proporcionar uma atenção acolhedora e humana para as pessoas, além de um ambiente saudável para o trabalho dos profissionais de saúde.
“Além da garantia de infraestrutura e ambiência apropriadas, para a realização da prática profissional na Atenção Básica, é necessário disponibilizar equipamentos adequados, recursos humanos capacitados, e materiais e insumos suficientes à atenção à saúde prestada no Município”, reforçou.