REQUERIMENTO No 184/2022

Solicita informação sobre o valor cobrado por estudantes que utilizam transporte “fretado” para as escolas técnicas e universidades situadas em outras cidades, e qual o valor que a Prefeitura Municipal arca com o referido transporte

Senhor Prefeito

Ouvido o Plenário, requeiro ao Senhor Prefeito Municipal local informar a esta Casa qual é o valor cobrado dos estudantes que utilizam o transporte “fretado” para escolas técnicas e universidades situadas em outras cidades, bem como qual o valor que a Prefeitura Municipal arca com o referido transporte.

 

JUSTIFICATIVA

Segurança: estar cercado por membros da comunidade estudantil local proporciona maior segurança para quem precisa se mover por longas distâncias entre campus, casa e trabalho.
Conforto: ao utilizar ônibus, micro-ônibus e vans fretados para chegar na universidade, o estudante também sente a diferença na sua disposição física e mental para maior aproveitamento das aulas. Isso porque, cada passageiro pode usar o tempo no transporte de uma forma: relaxar lendo ou ouvindo música, dormir, estudar, se preparar para um seminário, aprimorar o networking ou ver filmes e séries.
Pontualidade: as linhas de ônibus fixas das empresas de transporte para universidades ajudam o estudante a manter a pontualidade diária, pois correm menos riscos de sofrerem alteração, seguem um itinerário regular e não permitem lotações, reduzindo o tempo gasto no trânsito.
Economia: estudantes e professores percebem também a redução de gastos com manutenção do carro próprio e combustível ao utilizar o transporte para universidades.
A redução de custos é fundamental durante a faculdade, já que o aluno ainda precisa gastar com alimentação, impressão de apostilas, compra de livros, etc. Por isso, toda forma de economizar é sempre bem-vinda.
Do exposto, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 13 de setembro de 2022.

BRUNA RAFAELA MENDES TALÁCIO
Vereadora