REQUERIMENTO No 149/2022

Solicita informação sobre a possibilidade da abertura de uma Unidade Mista de Saúde UBS e USF no Loteamento Jardim Eldorado, com a contemplação de médicos pediatras e ginecologistas

Senhor Presidente

Ouvido o Plenário, requeiro ao Senhor Prefeito Municipal local prestar a esta Casa informação sobre a possibilidade da abertura de uma Unidade Mista de Saúde UBS e USF no Loteamento Jardim Eldorado, com a contemplação de médicos pediatras e ginecologistas.

 

JUSTIFICATIVA

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde – SUS, e de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.
De se mencionar que referidas unidades de saúde são, em geral, instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, muitas vezes responsáveis pela redução das filas nos prontos-socorros e hospitais.
Além disso, com relação às USFs, devo acrescentar que o seu objetivo principal é de identificar as fontes de dificuldades familiares, as possibilidades de mudanças todos os recursos (tanto os das famílias, como os meios sociais) que contribuam para que as famílias consigam articular respostas compatíveis com uma melhor qualidade de vida.
Ademais, o SUS, através de ações de prevenção e reabilitação de doenças e manutenção da saúde nas comunidades, desempenha um papel central na garantia de acesso a uma atenção à saúde de qualidade à população.
Assim, sabendo que o referido loteamento e um dos maiores e mais populosos do nosso Município, onde se faz necessária uma unidade mista de saúde para toda população que lá residem, solicito a informação de se criar citada unidade mista, com a finalidade de se atender aquela parcela da nossa população.
Por se tratar de assunto de relevante interesse para esta Edilidade, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.
Santa Isabel, 26 de julho de 2022.

BRUNA RAFAELA MENDES TALÁCIO
Vereadora