REQUERIMENTO No 10/2019

SOLICITA INFORMAÇÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DE O MUNICÍPIO VIR A ADQUIRIR CAÇAMBAS E TRITURADOR DE ENTULHOS

 

Senhor Presidente

 

Ouvido o Douto Plenário, requeiro pela segunda vez, à Sra Prefeita Municipal informar a esta Casa se há estudos sobre a possibilidade de o Município vir a adquirir caçambas e triturador de entulhos.

 

JUSTIFICATIVA

 

Vivemos numa época em que as nossas ações devem ser pautadas dentro da política do ecologicamente correto; consequentemente, a administração também não pode fugir dessa máxima, mormente porque, hoje, há uma legislação específica de política nacional de resíduos sólidos que deverá, também, ser implantada em todos os municípios.

Aliás, Santa Isabel está dentro da área de proteção aos mananciais, com severas restrições ambientais, o que impede, inclusive, a existência de uma “área de bota fora”, para o despejo de entulhos oriundos de obras.

Desta forma, há que se disponibilizar aos munícipes caçambas para a coleta de resíduos sólidos, para que se possa separá-los e dar-lhes destinação correta, pois, futuramente, só poderão ser depositados nos aterros sanitários os resíduos sem qualquer possibilidade de reaproveitamento ou compostagem.

Além da aquisição de caçambas, a administração deverá, também, adquirir um triturador de entulhos, para transformar os materiais descartados de obras em produtos reaproveitáveis, a serem utilizados no lugar das pedras britadas, que, hoje, são compradas, para colocação no leito carroçável das dezenas de estradas vicinais do Município, com o intuito de se evitar erosões e lama.

De se ressaltar que o valor do investimento a ser efetuado pelo Município na aquisição de tais equipamentos será ressarcido ao longo dos anos, através da cobrança do aluguel das caçambas e a utilização dos entulhos triturados, como já citados, na manutenção de estradas municipais.

Afinal, a administração tem que acabar com os desperdícios e pensar mais na preservação do nosso meio ambiente, mantendo, assim, a nossa cidade limpa, e dando, para tanto, condições e exemplo à nossa sociedade.

Isto posto, espero que o presente requerimento seja aprovado por unanimidade dos Nobres Pares, para que sabermos dos reais planos da administração quanto à gestão do lixo local, com vistas a se resolver o problema da sua produção e destinação.

Santa Isabel, 29 de janeiro de 2019.

 

PAULO SÉRGIO BERTO

Vereador