REINALDO COBRA REALIZAÇÃO DE CAMPANHA ANTIRRÁBICA

O Vereador quer oficializar a Secretaria Municipal de Saúde, para que informe a Câmara Municipal de Santa Isabel se há previsão para a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica no Município.

Em sua justificativa, o Parlamentar lembrou que a raiva é uma doença causada por um vírus que afeta a maioria dos mamíferos, é um mal que apesar de estar controlado, ainda preocupa muito, pois a doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%. Por essa razão, Reinaldo mostrou preocupação e cobra da municipalidade uma campanha mais incisiva sobre o tema. O legislador mencionou ainda os sinais clínicos mais comuns da raiva, que são: grande mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e o animal deixa de se alimentar e beber água. No estágio final da doença ocorrem convulsões e paralisias.

A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros principalmente, através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos.

A importância da vacina contra a raiva se dá pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas com muitos animais silvestres ou aqueles que viajam muito para áreas de risco como sítios, ou qualquer outra situação que possa deixar o animal vulnerável.

Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. A raiva humana também é bastante agressiva e em quase 100% dos casos ela pode ser fatal. Manter os animais vacinados é uma questão de Saúde Pública e de segurança para animal e para todos que convivem com ele.