PROJETO DENOMINA CAPS “MARIA CLARA DA COSTA BARBOSA”

Aprovado por unanimidade dos votos nesta terça-feira, 5, o Projeto de Lei nº 2, de 22 de fevereiro de 2022, o qual dá denominação de “Maria Clara Da Costa Barbosa” ao Centro de Atenção Psicossocial-CAPS do Município de Santa Isabel.
O texto é de autoria do Vereador do PSL Marcos Cannor – pai de Maria Clara, que faleceu aos 16 anos de idade vítima de depressão, no dia 29 de janeiro de 2020.
Biografia
Maria Clara da Costa Barbosa, nasceu em Arujá, no dia 27 de agosto de 2003, sendo seus pais, o Vereador Marcos Felipe de Oliveira Barbosa, e Enilze Aparecida Costa Oliveira Barbosa, e tendo como irmã caçula, Maria Amália Costa Oliveira Barbosa, hoje com nove anos.
Clara faleceu no dia 29 de janeiro de 2020, após cometer suicídio, aos 16 anos, em Santa Isabel, cidade que marcou sua história. O fato causou comoção pública no Município. Mesmo em sua curta trajetória, a jovem deixou um legado de coragem, de terminação e amor ao próximo, além de muita saudade daqueles que a cercavam, amavam e ainda amam.
Sua história inspirou sua família a lutar pela saúde mental, trabalhando pelo fomento da conscientização sobre a depressão e a prevenção ao suicídio. Por isso, dar ao Centro de Atenção Psicossocial de Santa Isabel o nome de “CAPS-CLARA COSTA”, além da homenagem à jovem, será uma forma de chamar a atenção de toda a população para a importância da prevenção e tratamento precoce da de pressão a fim de evitar suas trágicas consequências.