Foram dois requerimentos assinados pelos vereadores Marquinhos Pelican (PRD) e Walter Negrão (Podemos), ambos aprovados por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira, 1º.
O primeiro texto pede um relatório detalhado sobre todas as atividades executadas pela pasta, especialmente aquelas realizadas em resposta às indicações e ofícios dos parlamentares. A medida visa garantir que os serviços estejam sendo cumpridos conforme as solicitações e dentro dos prazos adequados.
Já no segundo requerimento, os vereadores questionam a existência de um cronograma de trabalho da secretaria e, caso não exista, solicitam sua criação com critérios claros para a alocação de recursos, manutenção de vias e participação da população na definição de prioridades. Também cobram informações sobre a falta de pessoal e equipamentos, além da necessidade de um sistema preventivo para minimizar os impactos das condições climáticas nas estradas rurais.
Os parlamentares elencam ações de cronogramas, tais como a Periodicidade, abrangência e responsáveis por cada serviço; Prioridades estabelecidas e critérios de alocação de recursos, com justificativas claras; Mecanismos de acompanhamento e fiscalização do cumprimento do cronograma, com indicadores de desempenho e metas de qualidade; • Planos de manutenção para estradas rurais e vias urbanas; Especificidade na manutenção de estradas rurais, considerando alteração de cronograma dependendo das condições climáticas, com detalhamento das ações para cada localidade; Detalhamento dos recursos humanos e materiais disponíveis para cada tipo de manutenção; Critérios de priorização das vias e estradas que necessitam de manutenção, entre outras ações.