Assunto entrou na pauta da sessão legislativa da Câmara Municipal de Santa Isabel, nesta terça-feira, 12. Na ocasião, o vereador Van do Negavam (PRD) apresentou um requerimento cobrando respostas da Prefeitura sobre o andamento do processo de Codificação de Endereçamento Postal no município. O texto foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.
O requerimento, de número 120/2024, foi formulado pelo vereador em abril deste ano e busca informações atualizadas sobre a fase em que se encontra o processo de desmembramento do município para inserção no Cronograma de Codificação de Endereçamento Postal, uma iniciativa coordenada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Segundo informações fornecidas pela Prefeitura, o processo foi iniciado em janeiro de 2024, quando os Correios confirmaram oficialmente a abertura do procedimento para Santa Isabel.
Codificação Postal
A codificação de endereçamento postal é uma etapa crucial para melhorar a logística e a entrega de correspondências no município. Ela envolve a atribuição de códigos postais (CEP) a todas as ruas e localidades de uma cidade, facilitando a organização e a agilidade no tráfego de correspondências e encomendas, além de proporcionar um sistema mais eficiente para serviços públicos e privados.
No entanto, apesar do início formal do processo no início deste ano, o vereador Van do Negavam demonstrou preocupação com o longo tempo que já se passou desde a abertura do processo. “Já se passaram mais de dez meses desde que o processo foi iniciado, e a população e o comércio local ainda não sabem em que fase o trabalho de codificação postal se encontra”, afirmou o parlamentar.