Parlamentar requereu ao Executivo informações sobre um estudo de viabilidade para ampliar os serviços oferecidos pela Central Municipal de Odontologia. O pedido inclui desde a implantação de novos procedimentos até a expansão estrutural e de recursos humanos da unidade.
O vereador pede que a Prefeitura avalie a possibilidade de oferecer a limpeza dentária com protocolo air flow, tecnologia moderna utilizada para remoção de biofilme e manchas, além da ampliação do rol de atendimentos especializados.
Entre os novos serviços solicitados, estão: Endodontia (tratamento de canal); Periodontia; Próteses dentárias; Cirurgias odontológicas, incluindo a extração de terceiros molares (sisos); Atendimento infantil especializado; Serviços preventivos de saúde bucal.
O vereador também solicita a análise de demandas referentes a recursos humanos, materiais e estrutura física, com o objetivo de tornar possível a ampliação dos atendimentos.
Na justificativa, Cristiano destaca que a Central Municipal de Odontologia tem papel fundamental na promoção da saúde bucal da população, mas atualmente não realiza diversos procedimentos resolutivos, como extrações de sisos, o que obriga muitos pacientes a buscarem tratamentos particulares.
Segundo ele, a ampliação dos serviços aumentaria a resolutividade da rede de saúde bucal, reduziria filas, ampliaria o acesso da população a tratamentos especializados e fortaleceria o atendimento conforme as diretrizes do SUS.