Daniel Alves de Lucena é natural de Santa Isabel e filho de migrantes nordestinos, Pastor Antônio Vieira de Lucena e de Dona Eunice Alves de Lucena.
Formado em Educação Física, Fisioterapia e Serviços Sociais, especializou se em Massoterapia e pós-graduou-se em Psicopedagogia e Psicomotricidade, Fisioterapia e Geriatria.
Pratica artes marciais desde os 6 (seis) anos de idade, incentivado por seu irmão mais velho, Luiz Vieira de Lucena (Duda), lutador profissional de Box na época. Formou se professor de Kung Fu, Kickboxing e JiuJitsu. Fundou a Associação Shaolin Internacional de Artes Marciais de Santa Isabel – ASIAM – em 1992, a qual vem incentivando adolescentes na prática de esportes, desenvolvendo assim um trabalho preventivo e social para mantê-los longe do perigo das drogas e de outros vícios.
Atuou, por vários anos, como secretário de esportes de Santa Isabel, diretor nacional da Confederação Brasileira de Kung Fu Shaolin (CBKFS) e vice-presidente da Federação Paulista de Kickboxing (WAKO). É filiado à Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Profissional (CBJJP), Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Brasileiro (CBJJB), Liga Brasileira de Jiu-Jitsu (LBJJ), World Kickboxing League (WKL) e à UIAMA/ UMA-World. O homenageado acumula mais de 200 conquistas em campeonatos das mais variadas modalidades de artes marciais, ao longo da carreira, formou mais de 100 alunos “faixa preta”, tanto no Brasil quanto fora do país.
Hoje, aos 54 anos, é instrutor de defesa pessoal credenciado pela polícia federal e federação nacional e internacional, além de presidente da Confederação Brasileira de Artes Marciais (COBRAM) e vice-presidente da União Internacional de Artistas Marciais da América (UIAMA).
Em março deste ano, o mestre Daniel foi homenageado pela Deputada de Buenos Aires, Argentina, Lucia Elena Montenegro, com certificado de honra por sua paixão e dedicação ao ensino de artes marciais. Em competição no Championships 2025 World Cup, na categoria Absoluto 50+, pelo título na modalidade Grappling Jiu-Jitsu, garantiu o cinturão, lutando na final com o chileno Rolando Alberto Hoyos, essa conquista foi divulgada nas reportagens dos periódicos locais em 17 de maio de 2025.
Com a aprovação unanime do Projeto de Decreto Legislativo nº 3, de 4 de junho de 2025, de autoria do vereador Van do Negavan – PRD, o legislativo isabelense concedeu nessa terça-feira, 2, a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo do Legislativo Isabelense – “Medalha Ayrton Senna”.