FARMÁCIA MUNICIPAL É TEMA DE REQUERIMENTO DE BRUNA PATI

Três requerimentos de autoria da Vereadora do PSD foram aprovados de forma unânime em plenário legislativo na sessão desta terça-feira, 20. Os textos visam estruturar as farmácias do Município, desde a instituição de um farmacêutico responsável pelas O.Ss da cidade, bem como uma Comissão de Farmácia e Terapêutica para estudos do Remune (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais), até a possibilidade da emissão de alvará para que todas as farmácias das UBS e USF disponibilizem psicotrópicos.
A vereadora reforça a importância de um profissional farmacêutico responsável para atuar pelas O.Ss do Município e por isso solicitou a possibilidade da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco instituir esse profissional, reforçando que grande diferencial da atuação do farmacêutico na saúde pública é a economia que ele gera para a ascendente espiral de custos da atenção à saúde no setor público.
“São muito bem fundamentados e ganham cada vez mais força os argumentos de que a redefinição do seu papel pode servir aos interesses tanto dos pacientes individuais quanto do público em geral”, justificou a vereadora.
Bruna também solicitou a possibilidade de estudos para que seja montada uma Comissão de Farmácia e Terapêutica para estudos do Remune. A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é uma instância colegiada de caráter consultivo e deliberativo, que tem por finalidade assessorar o administrador e a equipe de saúde em assuntos referentes a medicamentos, selecionando-os para o uso Institucional e elaborando o Formulário ou Guia Farmacoterapêutico da mesma.
Em outro texto, a vereadora solicitou a possibilidade da emissão de alvará para que todas as farmácias das UBS e USF disponibilizem psicotrópicos.
“É fundamental que as Unidades de Saúde disponham de farmácias com infraestrutura física, recursos humanos e materiais que permitam a integração dos serviços e desenvolvimento das ações de Assistência Farmacêutica de forma integral e eficiente, permitindo a garantia da qualidade dos medicamentos, o atendimento humanizado e a efetiva implementação de ações capazes de promover a melhoria”.