CLEBÃO CRIA PROJETO QUE INCENTIVA A DOAÇÃO DE SANGUE

O Projeto de Lei Nº14, de 2 de setembro de 2019, foi aprovado por unanimidade dos votos na noite desta terça-feira, 5, durante sessão legislativa. O texto, de autoria do Vereador Clebão do Posto institui a Semana Municipal de Incentivo a Doação de Sangue, a ser realizada anualmente na semana em que cair o dia 14 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do doador de Sangue.
Na justificativa do projeto o autor relata a necessidade de se criar outros mecanismos para incentivar os cidadãos a se tornarem doadores e a importância da conscientização da população.
“A Semana Municipal de Incentivo a Doação de Sangue,tem como objetivo conscientizar a população do Município de Santa Isabel , através de procedimentos informativos, educativos e organizados sobre a importância da doação de sangue, seus procedimentos, sua confiabilidade e quais os possíveis doadores”, diz o texto.
Todos os anos são efetuadas inúmeras campanhas para incentivar a doação de sangue. No entanto, dados do Pró-Sangue mostram atualmente, que os doadores são apenas 3,6% da população brasileira. O número está abaixo do parâmetro da Organização Mundial da Saúde, que estipula que ao menos 4% da população do país deve ser doadora. A escassez é, então, um grande problema para os bancos de sangue do país, visto que a doação é essencial para a saúde pública.
“Existem em nossa cidade, centenas de doadores de sangue voluntários, que no anonimato, ajudam a salvar vidas com seu próprio sangue. São esses heróis sem medalhas que fazem o bem se olhar a quem, e só são lembrados quando alguém precisa de sangue”, pontuou.
O projeto foi aprovado por unanimidade dos votos.