CÂMARA GANHA MEMORIAL COM BUSTO DE MÉDICO E HOMENAGEIA VÍTIMAS DA COVID

A obra do artesão José de Oliveira Dias – o Toco Dias – é feita em bronze, tem 60 cm de altura e foi instalada em um recuo feito na entrada da Casa Legislativa

18 de dezembro de 2023. Esta é a data que marca uma cerimônia emocionante realizada na Câmara de Vereadores de Santa Isabel – SP. A Casa de Leis é o primeiro órgão público da região a homenagear às mais de 300 vítimas da covid-19 com um Memorial que leva o nome do médico Dr. Orlando Tavares Pinheiro.

(Foto: Família do homenageado Dr. Orlando-Filhas Marina e Juliana e Esposa Arlete, Maricélia dos Santos e Luiz Carlos Alves Dias)

Dezenas de autoridades e familiares que perderam seus entes durante a pandemia, participaram da inauguração do espaço.

A iniciativa partiu do Presidente do Legislativo isabelense, Luizão Arquiteto (PL), com a aprovação dos demais parlamentares, que reconheceram a importância de eternizar a memória desse herói da linha de frente e prestar uma merecida homenagem a todas as pessoas que perderam suas vidas na luta contra a Covid-19.

(Foto: Diante do Busto – Família do homenageado Dr. Orlando-Filhas Marina e Juliana e Esposa Arlete)

Emocionada, Arlete Pinheiro –  esposa de Dr. Orlando falou sobre a dedicação e esforço do médico durante a pandemia.

“O Orlando era um homem, um profissional exemplar e não media esforços, me lembro quando começou a pandemia, ele estudava incansavelmente sobre os protocolos. A preocupação dele era proteger a equipe que estava intubando os pacientes”, narrou.

Arlete contou uma passagem durante uma reunião de equipe em que Dr. Orlando expôs a grave situação que todos os profissionais da saúde iriam enfrentar durante a pandemia da covid.

“Em uma das reuniões, ele falou: ‘um de nós não estará aqui até o final (da pandemia)’ e mal sabíamos nós que a vítima seria ele”, disse.

A criação do Memorial “Dr. Orlando Tavares Pinheiro” ocorre após aprovação do projeto de decreto legislativo nº 1, de 22 de fevereiro de 2022, de autoria do vereador e Presidente da Casa de Leis, Luizão Arquiteto (PL), em homenagem aos falecidos no Município de Santa Isabel, vítimas da covid-19.

(Parte do público presente)

O Memorial foi identificado por placa e busto do homenageado, e instalado na parte externa das dependências da Câmara Municipal, de modo a ser facilmente visto pelos cidadãos, representando a dor pela perda e preservação da memória de todos os munícipes que faleceram em razão da doença, resguardando historicamente o enfrentamento e as consequências da pandemia no Município.