CÂMARA DE SANTA ISABEL HOMENAGEIA CHICO FOTOGRAFO

O Centro Cultural Municipal passou a denominar-se Centro Cultural Municipal “Francisco Sanches Baptista-Chico Fotógrafo”. O presente projeto de Lei nº 3, de 06 de fevereiro de 2020, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária dessa terça-feira, 14.
De acordo com o autor do projeto Clebão do Posto (PL), o homenageado foi o pioneiro na vanguarda e no desenvolvimento da Arte, Fotografia e na Cultura do povo isabelense. Seu acervo fotográfico tem aproximadamente 30.000 imagens, as quais retratam a história da Cidade entre os anos de 1965 e 1983.
Durante esse período prestou relevantes serviços à Prefeitura nas gestões dos prefeitos Osvaldo Rodrigues, Gabriel Cianflone, Nenê Simão e Valdir Saueia.
Através de suas lentes preservou a memoria do povo isabelense, fez retratos para documentos (muitas vezes gratuitas), registrou batizados, formaturas, casamentos, desfiles cívicos, eventos civis, religiosos e populares, como o carnaval, além de prestar serviços de fotos aéreas para fins topográficos aos Municípios de Santa Isabel e Igaratá.
Chico Fotografo prestou serviços fotográficos para Polícia Civil da Cidade, época do delegado Dr. Ambrósio.
Na Câmara de Santa Isabel registrou as posses dos vereadores e dos prefeitos eleitos, onde grande parte do acervo fotográfico exposto do Hall do Salão Nobre do Legislativo e alguns retratos da Galeria dos Presidentes da Casa de Lei no período que esteve em nossa cidade são de autoria de “Chico Fotógrafo”.
Politicamente, foi candidato a vereador e também vice-prefeito no final do ano de 1976, na chapa com Miguel Cruz.
Como artista fotográfico, Chico participou de vários eventos nacionais e internacionais, sendo vencedor na sua categoria no Salão Internacional de Belas Artes de Hong Kong, e premiado na Alemanha e em outros países. No Brasil foi premiado na cidade do Rio de Janeiro, na Associação de Belas Artes, Museu Banco do Brasil-RJ.
Suas fotos e trabalhos eram confeccionados e revelados 90% em laboratório próprio e de forma artesanal com químicas preparadas por ele, para produzir as fotografias em preto e branco, sendo “Expert”, especialista em retoque de negativos, e embelezamento de fotos à lápis (espécie de PhotoShop manual).

Biografia
Francisco Alves Batista “Chico fotógrafo”, filho de Salvador Baptista Ruiz e Maria Mercedes Sanches Baptista nasceu em 6 de abril de 1940 no município de São Paulo, bairro Bela Vista. Começou a fotografar aos 14 anos quando ganhou uma máquina fotográfica do seu padrasto Lino Lopes e decidiu aprender a profissão como fotógrafo profissional na cidade onde morava, em Poá-SP.
Sempre curioso e autodidata se aprimorou, aprendeu o idioma japonês para aprender as melhores técnicas, e com 18 anos adotou a fotografia como profissão, sem nunca ter deixado exercê-la com os olhos e a paixão de artista.
Em 1962 com o estúdio fotográfico montando na cidade de Poá conheceu e se casou com Maria Inês Faria que adotou o sobrenome Baptista, e em 7 de janeiro de 1965 mudaram-se os com os dois filhos pequenos para cidade de Santa Isabel
Montou seu primeiro estúdio fotográfico na Rua João Pessoa em frente à Quitanda da dona Neide e próximo à farmácia do Senhor Benoni e depois em definitivo na Avenida República nº 62, esquina com rua Monte Serrat com o nome “Foto Studio São Bento” onde permaneceu até 1983, nesse mesmo período criou o “Fotoclube de Santa Isabel” onde ensinou sua arte e profissão para vários adolescentes da época e ganhou o apelido de “Chico fotógrafo”, como ficou conhecido por todos.
Em 26 de junho de 1983 mudou-se com a família para a cidade de Jacareí, e posteriormente na cidade de Santa Branca em meados de 2000. Novamente , voltou a residir na cidade de Santa Isabel e em 23 de junho de 2003, mudou-se definitivamente para Jacareí, onde veio a falecer em 11 de abril de 2007.
Na Constância do casamento teve 7 filhos Luciene Mendes Mercedes Sanches Baptista (1963), Francisco Salvador Sanchez Baptista (1964), Terri Sandra Sanches Baptista (1966), Ignez Acácia Sanches Batista (1967), Edel Fabiana Sanches Batista (1969), Alex Fabian Sanches Batista (1972), e Silvanir Barbara Sanches Batista (1978).
A família de Chico fotógrafo cresceu, hoje além dos 7 filhos , são 22 netos e 20 bisnetos sendo que alguns deles ainda residem no Município.