CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI QUE HOMENAGEIA FIRMINO ALVES DE QUELUZ

De autoria do vereador Marcos Cannor – União Brasil, o projeto de lei nº 22, de 3 de agosto de 2022, foi aprovado por unanimidade dos votos na sessão legislativa, dessa terça-feira, 13.
A Estrada Municipal SIS 131, com extensão aproximada de 860m (oitocentos e sessenta metros), atualmente conhecida como Estrada Municipal 2 Monte Negro Fernandes, passa a denominar-se Estrada Municipal Firmino Alves de Queluz, tendo seu acesso pela Estrada Municipal Benedito Rodrigues Cardoso (antiga Estrada do Monte Negro).
Firmino Alves de Queluz era filho de Bento Alves de Queluz e de Isabel Maria da Conceição.
Nascido em Santa Isabel, no Bairro Monte Negro, em 5-5 1909, sua contribuição para o Município foi muito além de suas raízes deixadas por meio de filhos, netos e bisnetos.
Fabricante de pinga cabocla, Firmino empregava cerca de 25 pessoas em seu alambique. A maioria deles atuava no meio rural, e também na venda da bebida. A pinga era comercializada principalmente em São Paulo.
A bebida era conhecida por sua qualidade, o que tornou Firmino um dos maiores produtores da região, e também um dos mais reconhecidos no meio. O sucesso nos negócios rendeu-lhe importantes frutos. Morando, trabalhando e constituindo sua família no Monte Negro, Firmino doou à Prefeitura Municipal o terreno que hoje abriga a unidade de ensino que leva seu nome (Escola Firmino Alves de Queluz), que já atendeu milhares de crianças e jovens do bairro. Apesar de ser conhecido como um homem bastante reservado, era uma pessoa muito querida, e ajudava muita gente.
Firmino Alves de Queluz faleceu no dia 10-8-1987, com 78 anos, vítima de um infarto. Ele foi casado com Maria Augusta de Pontes Queluz, e deixou oito filhos: Maria Aparecida de Queluz, Licínio Alves de Queluz, Tereza Alves de Queluz, Isabel Alves de Queluz, Josefina Alves de Queluz, Vicentina Alves de Queluz, Rosalina Alves de Queluz e Bento Alves de Queluz, netos, bisnetos, além de muita saudade para seus familiares e amigos, além da importante contribuição para Santa Isabel.