CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI EM APOIO AO PORTADOR DE ESCLEROSE MÚLTIPLA

A Câmara Municipal de Santa Isabel, durante sessão ordinária, realizada nessa terça-feira, 18, aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 21, de 4 de agosto de 2019, do vereador Jairo Furini Neto do PATRIOTA, que institui o mês “Agosto Laranja”, apoiando o portador de esclerose múltipla.
O Vereador reforçou a importância da proposta, enaltecendo a estimativa de que, mais de 2,3 milhões de pessoas convivam com a doença em todo o mundo. Lembrando que a enfermidade afeta o sistema nervoso central e pode fazer com que o paciente perca a capacidade de andar ou falar.
O legislador propõe que se dedique uma semana à realização de atividades que busquem dar atenção integral ao portador da doença, eventos destinados ao esclarecimento e orientação a familiares, médicos, equipes de reabilitação, estudantes e a população em geral.
Furini justifica sua propositura afirmando que, mesmo sendo considerada rara e pouco pesquisada, o número de portadores da PEM, sigla para Esclerose Múltipla, tem aumentado anualmente.
“Apesar do termo “esclerosado” ser associado a pessoas idosas, o enfermo incide mais em pessoas jovens e mulheres”, esclarece o vereador.
A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) será a entidade filantrópica de referência e apoio aos pacientes e familiares e para as orientações nas atividades do mês.
A grande maioria dos casos de Esclerose Múltipla é diagnosticada entre os 25 e os 31 anos de idade, com duas vezes mais casos diagnosticados na população feminina. A causa, no entanto, permanece desconhecida e ainda não há cura.