BRUNA DO PAT COBRA CONTRATAÇÃO DE PEDIATRA PARA ATENDER NA UPA

A vereadora cobrou da prefeitura a realização de estudo para a contratação de um Médico Pediatra para atender na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) até o Pronto Atendimento Infantil estiver pronto. O texto foi aprovado por unanimidade.
Em justificativa, a legisladora citou a ONS (Organização Nacional de Saúde), que afirmou que crianças e adolescentes precisam ser acompanhados por um especialista desde os primeiros dias de vida até os 19 anos de idade. Esse acompanhamento pode ser mensal, trimestral ou semestral e incluem desde os exames de rotina a orientações sobre
alimentação e vacinas.
“No entanto, pais ou responsáveis podem e devem levar as crianças na Unidade de Pronto Atendimento-UPA em situações que necessitam de avaliação e conduta médica imediatas, como em manifestações de desidratação (decorrentes de infecções gastrintestinais), quadros de desconforto respiratório (crises de asma), alterações neurológicas agudas”, reforçou.
A vereadora lembrou que a UPA de Santa Isabel não possui um médico pediatra para atender as crianças, necessitando, assim, da contratação de um profissional especialista.