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REQUERIMENTO Nº 253/2025

Solicita informações acerca do deslizamento de terra ocorrido em maio do corrente ano, em decorrência de um vazamento na Estação de Tratamento de Água (ETA-1), que interditou parte da Rodovia Vereador Albino Rodrigues Neves, próximo ao Portal da cidade, via que interliga os municípios de Santa Isabel e Arujá.

 

 

Senhor Presidente,

 

Ouvido o Plenário, requeiro ao Senhor Prefeito Municipal local prestar a esta Casa de Leis as seguintes informações acerca do deslizamento de terra ocorrido em maio do corrente ano, em decorrência de um vazamento na Estação de Tratamento de Água (ETA-1), que interditou parte da Rodovia Vereador Albino Rodrigues Neves, próximo ao Portal da cidade, via que interliga os municípios de Santa Isabel e Arujá, a saber:

  1. de quem é a responsabilidade pela manutenção e reparos na estrutura de contenção danificada em razão do deslizamento do solo ocorrido em maio de 2025, após o vazamento da ETA-1?
  2. existe planejamento ou previsão para realização de obras de recuperação da estrutura de contenção afetada? Em caso afirmativo, qual o cronograma previsto? e,
  • qual foi o posicionamento e providência da SABESP em relação ao ocorrido, visto que atualmente é a responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgoto no Município?

 

JUSTIFICATIVA

 

Em maio deste presente ano, houve um novo vazamento na Estação de Tratamento de Água – ETA 1, provocando um significativo desmoronamento de terra que danificou a barreira de contenção existente no local, além de ter à época, interditado parte da via que interliga os Municípios de Santa Isabel e Arujá.

Vale ressaltar, que há 12 anos esse local já havia sofrido o mesmo incidente, quando uma rachadura no filtro da ETA-1 causou um grande vazamento, que também resultou em deslizamento de terra e suspensão parcial do abastecimento de água no Município.

De mencionar que naquela época, a gestão dos serviços de água e esgoto não era de responsabilidade da SABESP, e sim da Prefeitura, que tomou as providências cabíveis a fim de realizar os devidos reparos e implantar uma estrutura de contenção no barranco.

Ocorre que, com o novo vazamento ocorrido em maio do corrente ano, a referida estrutura foi danificada, e, até a presente data, nenhum reparo foi realizado, conforme demonstram as fotos anexas.

Dessa forma, e tendo em vista que a SABESP é atualmente a responsável pela gestão dos serviços de abastecimento de água e esgoto do Município, este Parlamentar requer as informações descritas acima para conhecimento e análise desta Casa Legislativa.

Isso esclarecerá de quem é a responsabilidade para a restauração da área danificada, bem como garantirá a transparência e eficácia dos serviços prestados ao Município.

Por se tratar de assunto de relevante interesse para esta Edilidade, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres pares.

Santa Isabel, 17 de setembro de 2025.

 

 

JOSE MARTINS DE OLIVEIRA ALVES

Vereador

 

 

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