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REQUERIMENTO Nº 115/2025

Solicitam informações detalhadas referentes à existência de cronograma de trabalho, organização, execução e otimização da Secretaria de Infraestrutura Urbana, com foco na transparência, eficiência e atendimento às demandas específicas do Município.

Senhor Presidente,

Ouvido o Douto Plenário, requeremos ao Senhor Prefeito Municipal local enviar a esta Casa de Leis informações detalhadas referentes à existência de cronograma de trabalho, organização, execução e otimização da Secretaria de Infraestrutura Urbana, com foco na transparência, eficiência e atendimento às demandas específicas do Município.

Caso não exista o cronograma requerem a elaboração, a fim de constar:

  • Periodicidade, abrangência e responsáveis por cada serviço;
    • Prioridades estabelecidas e critérios de alocação de recursos, com justificativas claras;
    • Mecanismos de acompanhamento e fiscalização do cumprimento do cronograma, com indicadores de desempenho e metas de qualidade;
    • Planos de manutenção para estradas rurais e vias urbanas;
  • Especificidade na manutenção de estradas rurais, considerando alteração de cronograma dependendo das condições climáticas, com detalhamento das ações para cada localidade;

•   Detalhamento dos recursos humanos e materiais disponíveis para cada tipo de manutenção;

  • Critérios de priorização das vias e estradas que necessitam de manutenção;
  • Mecanismos de comunicação e participação da população desses bairros na definição das prioridades.

Requerem, ainda, apresentação de informações detalhadas sobre a insuficiência de pessoal e maquinário para a execução dos serviços municipais e medidas que estão sendo tomadas para suprir essa falta, incluindo:

  • Contratação de novos servidores;
  • Aquisição ou aluguel de novos equipamentos;
  • Parcerias com outras entidades para a prestação de serviços;
  • Cronograma para a implementação dessas medidas.

E, ainda, apresentação de informações sobre a implementação de um sistema de trabalho preventivo para antecipar e mitigar os impactos das constantes mudanças climáticas e do uso intensivo das vias, especialmente em estradas rurais, com detalhamento das ações que serão realizadas, incluindo:

  • Monitoramento constante das condições das vias;
  • Realização de manutenção preventiva em períodos estratégicos;
  • Implementação de medidas de drenagem e contenção de encostas;
  • Cronograma para a implementação do sistema de trabalho preventivo.

                                      Considerando que a maioria das indicações parlamentares são voltadas à Secretaria de Infraestrutura Urbana, se faz necessária a implantação de um sistema de gestão destas indicações, contendo:

  • Prazos para análise e execução de cada indicação e responsáveis por cada etapa do processo;
  • Mecanismos de comunicação com os vereadores sobre o andamento das indicações;
  • Relatório com o percentual de indicações atendidas e os motivos para o não atendimento das demais, com análise do impacto na qualidade dos serviços;
  • Propostas para aprimorar o sistema de gestão das indicações, visando maior eficiência, transparência e agilidade.

JUSTIFICATIVA

A presente propositura visa garantir que os serviços municipais sejam prestados de forma eficiente, transparente e adequada às necessidades da população, considerando os desafios específicos de Santa Isabel, como a grande extensão de estradas rurais, a distância entre bairros e a necessidade de manutenção constante dessas vias.

Além disso, são necessárias ações que possam garantir que todas as demandas do município tenham o melhor direcionamento e assim sanar os problemas de forma eficiente, clara e objetiva.

Sendo assim, este pedido de informações não se trata apenas de validar o trabalho realizado, mas sim de garantir a transparência e a eficiência em todos os pedidos parlamentares, incluindo indicações e ofícios, assegurando que as demandas da população sejam atendidas de forma justa e dentro dos prazos estabelecidos.

Por se tratar de assunto de relevante interesse para esta Edilidade, contamos com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

 Santa Isabel, 26 de março de 2025.

ANTONIO MARCUS DA SILVA

(Marquinhos Pelican)

Vereador

WALTER NEGRÃO ALMEIDA

Vereador

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