APROVADO PROJETO QUE VISA OUTORGAR TÍTULO DE CIDADÃO ISABELENSE AO SENHOR VALDEMIR PEREIRA DA SILVA

Câmara de Santa Isabel aprovou por unanimidade dos votos, na noite dessa terça-feira, 14, o Projeto de Decreto Legislativo no 9, de 21 de outubro de 2021, de autoria do vereador Marcos Cannor (PSL), a qual concedeu Título de Cidadão Isabelense ao Senhor Valdemir Pereira da Silva, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Santa Isabel, no exercício de sua intensa obra como cidadão.
O homenageado nasceu e cresceu em São Paulo, junto aos seus seis irmãos. Filho de um comerciante e de uma dona de casa foi criado em um lar simples, e desde cedo entendeu a importância do trabalho.
Cheio de sonhos, aos 18 anos, se alistou na Aeronáutica, atividade que se tornaria sua grande paixão.
Valdemir servia com orgulho a carreira militar e se destacava, por seu empenho e seriedade. Ele sonhava em crescer cada vez mais servindo o País, mas seu ideal foi interrompido. A morte de seu pai fez com que Valdemir renunciasse aquela trajetória. Ele precisou assumir a responsabilidade por sua família, mesmo sendo tão jovem.
Aos 27 anos, morando em Guarulhos-SP, Valdemir foi pai pela primeira vez. A primogênita Bruna, hoje tem 29 anos. Ele não sabia, mas sua segunda filha, Vanessa, viria de forma diferente, um misto de tragédia, com esperança, dando início a uma história de amor, que mudou a vida de muita gente, e reescreveu histórias.
Vanessa era pequena quando sua mãe adoeceu. A mulher, conhecendo o coração de ouro de Valdemir e de sua então esposa, a Sra Marineis Maria de Jesus, procurou o casal e pediu-lhes para que – se o pior acontecesse -, que eles cuidassem da criança. Semanas depois ela faleceu, e Vanessa ganhou uma nova família.
Cinco anos se passaram, quando uma adolescente de 17 anos deu à luz a uma menina. A jovem não tinha qualquer condição de assumir a responsabilidade pela criança e decidiu entregar a filha aos cuidados de Valdemir. O lar de Valdemir já era uma extensão de seu coração, e sem qualquer dúvida, ele aceitou o bebê. Hoje Deborah tem 25 anos.
Três anos depois a esposa de Valdemir engravidou, e Bárbara nasceu. A alegria da família eram as quatro filhas, duas biológicas, e duas adotivas, mas todas criadas com muito amor. Foi nessa época que o sonho de uma casa em lugar sossegado foi enfim realizado, e a família comprou uma propriedade em Santa Isabel e montou um pesqueiro.
Com o término do casamento, Valdemir passou a dividir o trabalho do pesqueiro com as meninas. As mais velhas ajudavam no cuidado com as mais novas, e os trabalhos da casa eram compartilhados entre todos. A rotina corrida não diminuía a cumplicidade daquela família.
As coisas iam bem, quando um incidente mudou toda a história daquela família. Em uma tarde, após a saída da faculdade, a filha mais velha de Valdemir, Bruna, estava com as amigas no Centro de Santa Isabel, quando um motoqueiro armado atirou na direção de uma pessoa que estava próxima ao grupo de amigas e fugiu. As meninas se assustaram e correram para se proteger.
Demorou para que Bruna percebesse que havia sido baleada, mas o quadro se agravou rapidamente. Ela foi socorrida e os médicos chegaram a desenganar a garota. Valdemir ouviu dos médicos, que sua filha havia morrido. Mas a fé daquele pai foi maior que qualquer veredito, e ele clamou pela vida de sua filha, que sobreviveu sem qualquer sequela.
Em agradecimento a vida de Bruna, Valdemir decidiu que iria ajudar os mais necessitados. A ideia era levar crianças carentes para passar o Natal em seu pesqueiro, mas sua missão era maior e ele acabou adotando quatro, das sete crianças que conheceu naquele ano. Marcelo, Samuel, Vitor e Denis entraram para família, com idades entre 12 e 15 anos.
Meses depois a casa estava ainda mais cheia. A rotina de toda família foi mudada para receber os novos filhos de Valdemir. Luiz, Jonathan, Matheus, Willian, frutos de adoções tardias. E pouco tempo depois vieram as meninas, Rayane, de 12 anos e Rayara de 6 e o caçula Richard, de 4 anos.
Valdemir se tornou pai de 15 filhos, mudando vidas, e trazendo a Santa Isabel uma linda história de fé, empatia e amor ao próximo. Hoje, o Pesqueiro de Valdemir é um importante empreendimento, que emprega seus filhos mais velhos, além de outros funcionários. Essa história já foi exaltada pela grande mídia e é motivo de orgulho para nosso povo.
Outrossim, é fato público e notório, que o ilustre homenageado tem prestado relevantes serviços ao Município de Santa Isabel, frente as suas ações e na busca de qualidade de vida e fomentando opções de lazer aos munícipes, fato do qual somos testemunhas.
A entrega do diploma se dará em sessão solene, ainda sem data designada.